Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 13 de maio de 2013

Passos Coelho e Rajoy discutem questões europeias e bilaterais

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Temas europeus e questões bilaterais como o mercado de gás e as ligações ferroviárias dominam a agenda da XXVI Cimeira Ibérica, que vai reunir hoje, em Madrid, delegações lideradas pelos chefes dos Governos de Portugal e de Espanha.

 

Temas europeus e questões bilaterais como o mercado de gás e as ligações ferroviárias dominam a agenda da XXVI Cimeira Ibérica, que vai reunir hoje, em Madrid, delegações lideradas pelos chefes dos Governos de Portugal e de Espanha.

Os trabalhos arrancam cerca das 11:00 locais (menos uma hora em Lisboa),  depois da chegada ao Palácio da Moncloa do primero-ministro, Pedro Passos  Coelho, para um encontro a sós com o seu homólogo espanhol e anfitrião da  cimeira, Mariano Rajoy. 

Em paralelo, haverá reuniões setoriais e, posteriormente, a sessão plenária,  na qual serão aprovados a declaração final e os acordos, estando prevista  uma conferência de imprensa final dos dois chefes de Governo antes de um  almoço oficial. 

Além do chefe do executivo PSD/CDS-PP, vão participar na cimeira os  ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, da Defesa Nacional, José  Pedro Aguiar-Branco, da Administração Interna, Miguel Macedo, da Economia  e Emprego, Álvaro Santos Pereira, e da Solidariedade e Segurança Social,  Pedro Mota Soares. 

A delegação portuguesa inclui ainda os secretários de Estado adjunto  do primeiro-ministro, Carlos Moedas, da Cultura, Jorge Barreto Xavier, dos  Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, dos Assuntos Europeus, Miguel Morais Leitão,  do Emprego, Pedro Roque, do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação,  Franquelim Alves, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio  Monteiro, da Energia, Artur Trindade, do Ambiente e Ordenamento do Território,  Paulo Lemos. 

Do lado espanhol, participam os ministros de Negócios Estrangeiros e  Cooperação, da Defesa, do Interior, da Indústria, Energia e Turismo, do  Fomento e do Emprego e Segurança Social, bem como os secretários de Estado  para a UE, de Comércio, do Ambiente e da Fazenda. 

No âmbito da cimeira, realiza-se também o Encontro Empresarial luso-espanhol,  com cerca de 40 empresários e responsáveis de entidades dos dois países,  que será inaugurado pelos presidentes da Confederação da Indústria Portuguesa  (CIP), Antonio Saraiva, e da Confederação Espanhola das Organizações Empresariais  (CEOE), Juan Rosell. 

O ministro da Economia e Emprego, Alvaro Santos Pereira, e o ministro  espanhol da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria, intervêm no  encerramento do encontro. 

Na Embaixada de Portugal em Madrid será assinado um protocolo de cooperação  entre a Câmara Hispano-Portuguesa e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola,  na presença de Paulo Portas e do secretário de Estado do Comércio espanhol,  Jaime Garcia Legaz.  

Na Biblioteca Nacional de Espanha, realiza-se ainda a entrega do Prémio  de Cultura Luso-Espanhol a Carlos Saura, a que deverá assistir Jorge Barreto  Xavier. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!