Por: Diario Digital Castelo Branco
A vila do Paul, concelho da Covilhã, nos dias 30 de Novembro 1 e 2 Dezembro de 2012, acolhe a 8ª edição da Santa Bebiana.
A vila do Paul, concelho da Covilhã, nos dias 30 de Novembro 1 e 2 Dezembro de 2012, acolhe a 8ª edição da Santa Bebiana.
Outrora comemorada pelos pastores a Santa Bebiana na atualidade é uma referência cultural que há muito ultrapassou as fronteiras geográficas da vila e assume-se como uma iniciativa que de algum modo impulsiona a economia local, recorde-se a propósito que entre tasquinhas e artesãos a edição deste ano conta com seis dezenas de participantes.
Na verdade, esta festa está desde tempos remotos ligada aos festejos dos pastores e agricultores, durante o mês de Dezembro. Sabe-se que os pastores andavam com o gado nos vales do Paul e arredores, colocavam os chocalhos na cintura e juntos com os ganhões festejavam junto das pipas de vinho, esta profecia. Após a ronda por todos os pipos, faziam uma grande ceia, onde o mais atrevido pregava o sermão para os “irmãos” e rezava-se o Pai Nosso dos Bêbedos.
Entretanto esta festividade conheceu um longo interregno, até que a Casa do Povo do Paul, apostou fortemente no reatar desta tradição e de há oito anos a esta parte tem gradualmente ganho o estatuto de grande festa de Inverno com a famosa Jeropiga assumir o estrelato das noites bebianas, até porque, é anunciado que a vila do Paul nestes dias è a capital da Jeropiga, emergindo no entanto a preocupação da parte da organização/dinamização em alertar os mais jovens para os malefícios do consumo excessivo do álcool.
Quanto ao programa que tem como palco as ruas centrais a oferta passa pelas bailias e folias, mercadores, artesãos, teatro de rua, oficinas artísticas, tocadores de gaitas de -foles e pífaros acompanhados pela percussão, entre outros instrumentos e protagonistas destacando-se a participação especial da companhia Vivart no programa da Santa Bebiana – 2012.
Para além de toda esta animação a procissão chocalheira e o sermão à Santa no Largo da Praça com Pregador são outros motivos de atração, bem como, uma rica oferta gastronómica, este ano enriquecida com jantar bebiano á moda antiga no sábado 1 de Dezembro. Artesanato e animação de rua são outras ofertas disponíveis, mas a procissão e o sermão são quadros ímpares.
A procissão chocalheira que tem lugar no sábado 1de Dezembro pelas 21 horas, começa com o estandarte quase sempre transportado por um bebiano “bem bebido”, logo seguido pelos confrades todos de archote em punho. O surreal ganha forma e emerge no cortejo que tem ainda na sua composição outros elementos a fazer soltar as gargalhadas dos populares. Uma das figuras de proa é o burro atrelado à carroça transportando um pipo de vinho com o objectivo de saciar a sede dos populares e dos “crentes” devidamente trajados com a “opa de serapilheira” e sempre atentos à “pregação” do orador que se acoita num “majestoso” palium feito também de serapilheira.
Já quanto ao “sermão” é muito intenso e de grande fervor, com momentos verdadeiramente hilariantes.
A música tradicional, a cargo de muitos grupos convidados para o efeito que invade as ruas, as tasquinhas, onde a boa comida e a bebida não falta complementam esse evento que é já uma aposta ganha no calendário cultural da região.
A organização a cargo da ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul, que conta com a Casa do Povo do Paul, como dinamizadora deste acontecimento, solicitam a divulgação e promoção desta iniciativa, bem como, a vossa presença na mesma para posterior desenvolvimento noticioso.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet