Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Alunos de Penamacor com honroso 4º lugar em Feira de empreendedorismo em Évora

Alunos de Cozinha e Pastelaria do Ensino Secundário Profissional do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) ficaram num honroso quarto lugar entre 20 equipas na Feira Ilimitada de Évora.

  • Educação
  • Publicado: 2018-04-30 06:41
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Alunos de Cozinha e Pastelaria do Ensino Secundário Profissional do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) ficaram num honroso quarto lugar entre 20 equipas na Feira Ilimitada de Évora.

Os alunos representaram a escola e o Município de Penamacor na Feira de Empreendedorismo Regional da Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal), onde apresentaram uma ideia de negócio por eles desenvolvida no âmbito do projeto Educação para a Cidadania e Empreendedorismo, implementado pela Câmara Municipal de Penamacor, em parceria com Junior Achievement Portugal e com a colaboração do AERS.

O produto de negócio Geobiscoitos ficou em quarto lugar, sendo que, das 20 equipas presentes, apenas uma passou à competição nacional.

O evento juntou cerca de 100 jovens de vários distritos e concelhos da região da Beira Baixa/Alentejo, num total 20 miniempresas/ideias de negócio. Das 20 equipas participantes, a equipa de Penamacor foi a única que estava pela primeira vez a experienciar esta fase da competição.

Um dos objetivos deste projeto era o de incutir nos alunos que o esforço, o trabalho, o empenho e a dedicação faz parte dos sucessos, objetivo que foi integralmente cumprido, tendo proporcionado uma experiência enriquecedora e um resultado prestigiante para o agrupamento e para o Município.

Nota, ainda, para o envolvimento da professora Adriana Travassos que ajudou os alunos a chegarem onde chegaram, os motivou, e acreditou que esta iniciativa podia ser uma mais valia.

Recorde-se que o projeto Educação para a Cidadania e Empreendedorismo é uma iniciativa inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar aplicada em sete turmas do ensino básico (desde o 1º ano até ao 9º) e uma turma do Ensino Secundário Profissional.

No ensino secundário profissional, foi aplicado o programa “A Empresa”, que consistiu na criação de uma ideia de negócio que foi submetida a uma candidatura para apresentação na Feira de Empreendedorismo da JAP, que decorreu na Universidade de Évora, no dia 23 de abril. A ideia dos geobiscoitos (biscoitos em forma de seixos rolados) surgiu há cerca de três anos, com um projeto desenvolvido pelos alunos de Restauração do AERS para o Geopark Naturtejo. Agora, no âmbito deste projeto, decidiu-se pegar nessa ideia e potenciá-la, tendo sido garantida a presença neste evento.

PUB

PUB

PUB

PUB