Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco primeiro concelho com alertas diretos à população em caso de incêndio

A Câmara Municipal de Castelo Branco é a primeira autarquia portuguesa a dispor da aplicação Firerisk, a qual permite emitir alertas diretos à população em caso de incêndios florestais na área do concelho.

  • Região
  • Publicado: 2018-04-03 08:07
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Castelo Branco é a primeira autarquia portuguesa a dispor da aplicação Firerisk, a qual permite emitir alertas diretos à população em caso de incêndios florestais na área do concelho.

Com a aquisição desta App, a Câmara de Castelo Branco passa a dispor de um sistema de alertas que permite avisar os seus munícipes, em tempo real, em caso de ocorrência de incêndios ou de outro tipo de situações que estejam a evoluir na sua área geográfica.

A opção pela App Firerisk, que foi uma das vencedoras do concurso Startup Simplex, promovido pela Agência para a Modernização Administrativa, representa a aposta da Câmara de Castelo Branco na prevenção e alerta às populações, através do uso das novas tecnologias.

A autarquia aposta numa tecnologia única e inovadora, criada e desenvolvida por uma empresa de Castelo Branco, incubada no Centro de Empresas Inovadoras, o que demonstra também a aposta estratégica no apoio ao empreendedorismo.

Os utilizadores da App Firerisk podem ainda receber mensagens e alertas da Câmara de Castelo Branco sobre cortes de estradas, evacuação de espaços ou outros alertas e indicações úteis.

Com a utilização da aplicação, a Câmara de Castelo Branco cumpre os objetivos estratégicos no âmbito do planeamento da defesa da floresta e proteção civil, estando a inovar e a melhorar as estratégias de informação pública, divulgação e sensibilização sobre riscos.

A App FIRERISK reúne dados abertos de diferentes autoridades públicas, numa única plataforma sobre incêndios florestais. Sendo uma aplicação inovadora e exclusiva em Portugal e tem como objetivo contribuir para a mudança de paradigma da prevenção de incêndios florestais.

A aplicação reúne a informação sobre incêndios florestais, sendo dito o que deve saber, fazer e comunicar em caso de avistar ou ser afetado por um incêndio.

PUB

PUB

PUB

PUB