Cultura

Alcains expõe “Aves da Beira Baixa” no Museu do Canteiro

Diario Digital Castelo Branco | 2017-03-10 09:57:00

A exposição de fotografia “Aves da Beira Baixa– Aves da Nossa Terra”, do fotografo Joaquim Antunes,  vai ser inaugurada no próximo dia 21 de março e vai estar patente no Museu do Canteiro até ao dia 21 de maio de 2017. Durante esta exposição irá ser desenvolvido o Serviço Educativo "O rapaz que gostava de aves".

Pela sua posição geográfica e condições naturais, Portugal é um espaço privilegiado para as aves, e a Beira Baixa uma das regiões onde ocorrem regularmente mais espécies, algumas quase exclusivas, como o Chasco-preto e o Rouxinol-do-mato, a Ganga e o Abutre-preto.

A Beira Baixa apresenta três locais com uma riqueza significativa no que diz respeito ao património ornitológico da região. São eles a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha, habitats de alta montanha. O Tejo Internacional, com ambientes variados, dos montados aos sequeiros, passando pelas falésias alcantiladas dos afluentes do grande rio. E a Charneca, uma vasta área que se estende desde a Malcata a Oleiros, entrando no vale do Zêzere e ocupando o espaço interior aonde a Marateca se destaca.

Fotografar as aves das nossas terras e registar momentos e espécies é da maior utilidade para a conservação da natureza e para abrir trilhos a um caminho que tarda em começar aqui: a biodiversidade e a avifauna, em particular, são das maiores riquezas da Beira Baixa, verdadeiras oportunidades para estes territórios de baixa densidade.

Incentivar o gosto pela ornitologia e apresentar uma parte do rico portfólio de aves da Beira Baixa é o objetivo do autor. Por isso, a escolha destas fotos é fundada mais em critérios de divulgação do que nos aspetos estéticos e técnicos da fotografia. Enfim, uma opção pessoal. De quem gosta de aves. De as mostrar. De quem, com prazer, ajuda a conhecer o maravilhoso mundo das aves.

José Joaquim Gonçalves Antunes faz fotografia de natureza, particularmente de aves, influenciado pela riqueza e variedade da avifauna da Beira Interior. Sócio de várias organizações de ornitologia e estudo das aves, faz consultoria nas áreas do Birdwatching e BirdNature. Exposições individuais e coletivas. Tem fotos premiadas e publicadas em revistas e livros nacionais e estrangeiros.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt