Região

Vila Velha de Ródão: Jovens passam férias como voluntários

Cristina Valente | 2011-08-08 10:36:00

A Associação de Estudos do Alto Tejo desenvolve desde o inicio deste mês, um projecto de voluntariado, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, que visa colaborar na animação ocupacional dos idosos e das crianças desta instituição de solidariedade social.

Diariamente dois rapazes e três raparigas, enquadrados tecnicamente pela associação e pela animadora sócio-cultural da instituição, realizam actividades de apoio na creche, desenvolvem exercícios de ginástica ocupacional, promovem pequenas caminhadas e, sobretudo, disponibilizam-se para ouvir e falar com os mais idosos. Esta experiência tem-se revelado enriquecedora para estes jovens que vivem intensamente este relacionamento com os seus “novos avós”.

Para os responsáveis da Associação “estabelecer um paralelo entre a natureza destas acções com aquelas que, até à data, eram desenvolvidas pelo programa OTL a semelhança torna-se evidente mas algo de mais profundo mudou: o espírito desinteressado e altruísta que move estes jovens. Esta constitui a verdadeira mudança de atitudes que nos apraz assinalar.”

Já não é a retribuição monetária nem a colocação nos locais, supostamente, mais agradáveis que mobiliza os jovens, antes sim o desejo de colaborar e de se envolverem com as instituições da comunidade onde estão inseridos e preencher activamente o seu tempo livre, de uma forma desinteressada e mais válida. “Esta particularidade faz toda a diferença” afirmam os responsáveis.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt