Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Engenho explosivo inativado pela PSP na zona do Castelo

O Comando Distrital de Castelo Branco da Polícia de Segurança Pública encontrou no final da manhã desta 3ª-feira um engenho explosivo na zona do Castelo.

  • Região
  • Publicado: 2014-09-17 09:48
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Comando Distrital de Castelo Branco da Polícia de Segurança Pública encontrou no final da manhã desta 3ª-feira um engenho explosivo na zona do Castelo.

De imediato foi acionada a Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança e Subsolo (EIEExSS) da Unidade Especial de Polícia, sedeada em Castelo Branco, a qual constatou que o engenho já havia sido removido um local diferente daquele em fora encontrado. Depois de adotadas as medidas de segurança adequadas à situação e fazendo uso de meios de proteção próprios para estas situações, os elementos da EIEExSS removeram o engenho do local e procederam à sua inativação em condições de segurança.

Da análise ao engenho constatou-se que se tratava de um engenho pirotécnico de dimensões apreciáveis e potencialmente de elevada perigosidade, tendo havido risco de vida significativo aquando da sua remoção do local onde foi encontrado.

A Polícia de Segurança Pública alerta para o grave perigo que constitui o manuseamento de substâncias e engenhos explosivos ou pirotécnicos por pessoas tecnicamente não habilitadas para o efeito. Os produtos e substâncias explosivas são altamente perigosos, tornando-se extremamente instáveis e potencialmente mais perigosos com o passar do tempo ou quando sujeitos a condições inadequadas de armazenamento, designadamente variações significativas de temperatura, exposição a humidade ou substâncias salinas e ou corrosivas.

Para prevenir os acidentes resultantes do manuseamento deste tipo de dispositivos ou substâncias, aPolícia de Segurança Pública recomenda ainda o seguinte:

- Sempre que alguém encontre um engenho, dispositivo ou substância explosiva, pirotécnica ou

altamente inflamável deverá afastar-se imediatamente do local, alertando outras pessoas para se

afastarem igualmente;

- Deve alertar imediatamente a polícia através do número nacional de emergência “112” ou para o

telefone da Esquadra da PSP ou Posto da GNR da área;

- Deverá aguardar pela chegada dos elementos policiais a uma distância segura, preferencialmente fora

da linha de vista do engenho e afastado de matérias ou produtos que possam produzir estilhaços

(janelas com vidros, por ex.);

- Cumprir escrupulosamente as instruções que lhe forem dadas telefónica ou presencialmente pelos

elementos policiais.

A Polícia de Segurança pública reitera que em caso algum deve ser tocado, manuseado ou tentado destruir um engenho, dispositivo ou substância explosiva ou pirotécnica, independentemente do seu estado de conservação.

PUB

PUB

PUB

PUB