Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: João Lobo atribui medalha do Município a Ribeiro Farinha

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, agraciou Ribeiro Farinha com a medalha do Municipio , reconhecendo o percurso de sucesso de Ribeiro Farinha, “reconhecimento pela relevante obra e perfil humanista daquele que é uma personagem que orgulha e eleva o nome de Proença-a-Nova

  • Cultura
  • Publicado: 2018-04-19 20:08
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, agraciou Ribeiro Farinha com a medalha do Municipio , reconhecendo o percurso de sucesso de Ribeiro Farinha, “reconhecimento pela relevante obra e perfil humanista daquele que é uma personagem que orgulha e eleva o nome de Proença-a-Nova”, e ainda com uma esferográfica e um pincel, “símbolos de ferramentas que acompanharam e acompanham Ribeiro Farinha, pelas telas e pela escrita”, referiu. 

O ato teve lugar na inauguração da exposião de Ribeiro Farinha, natural da aldeia de xisto da Figueira, na Biblioteca do Complexo dos Coruchéus em Lisboa.

O concelho de Proença-a-Nova tem esta capacidade de dar ao mundo gente como Ribeiro Farinha, que encontra nas suas raízes inspiração para criar obras que todos admiramos ou, pelo menos, que não deixam ninguém indiferente”, afirmou João Lobo. Esta ligação à terra onde nasceu, levou Ribeiro Farinha a doar 75 peças ao Município, entre pinturas, painéis de cerâmica e esculturas, com as quais foi criado o Espaço Ribeiro Farinha, no edifício da antiga Escola Primária de Sobreira Formosa em 2013.

João Lobo realçou ainda a disponibilidade que o artista sempre manifestou quando convidado a colaborar em projetos da autarquia, considerando fundamental reconhecer em vida o percurso de Ribeiro Farinha e a sua capacidade de influenciar gerações. Presente na homenagem, Carlos Farinha – artista natural dos Maxiais – é um bom exemplo: “sou artista muito devido a este senhor”, reconheceu, recordando o momento em que conheceu Ribeiro Farinha, junto a uma ribeira do concelho de Proença-a-Nova.

No catálogo da exposição inaugurada na Biblioteca dos Coruchéus, no dia 7 de abril, apresenta-se a vida e obra de José Ribeiro Farinha, que ainda tem ateliê no número 20 do mesmo edifício: “Lisboa é a cidade adotiva de Ribeiro Farinha, o que não impediu que assumisse permanentemente as suas raízes, mesmo quando residiu em Itália ou Macau, locais onde passou estadas prolongadas. As memórias de infância, a poesia da terra, de Sobreira Formosa, estão sempre presentes nos seus quadros. Na procura de novas texturas e formas de expressão, criou uma linguagem própria que transmite a sua incessante busca de liberdade”.

PUB

PUB

PUB

PUB