Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco capital do mel por 3 dias

Castelo Branco recebe no próximo fim de semana, dias 16, 17 e 18, dois eventos nacionais ligados à Apicultura, a XVII Feira Nacional do Mel e o XIX Fórum Nacional de Apicultura.

  • Economia
  • Publicado: 2018-11-15 20:37
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Castelo Branco recebe no próximo fim de semana, dias 16, 17 e 18, dois eventos nacionais ligados à Apicultura, a XVII Feira Nacional do Mel e o XIX Fórum Nacional de Apicultura.

Organizadas pela Federação dos Apicultores de Portugal, pela Meltagus – Associação dos Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, as iniciativas vão trazer a Castelo Branco dias de grande atividade.

Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, considera que a realização destes eventos nacionais na cidade é, “o reconhecimento do trabalho que tem sido feito no Cluster do setor agroalimentar e em particular no sector apícola”.

Para o autarca estes eventos fortalecem o sector e dinamizam a economia local, recordando que este é um sector no qual a autarquia tem apostado, “os resultados que temos obtido mostram que a aposta feita na construção da Central Meleira foi a mais acertada e, na verdade, já está a ter resultados extremamente positivos”.

Odete Gonçalves, Presidente da Meltagus, destacou a importância destes eventos para o sector da apicultura ao nível nacional, refletida no número de presenças já confirmadas na Feira e no Fórum.

A responsável lembra que vão ser três dias com muitas atividades, que começam na sexta-feira, dia 16, com a realização de vários workshops e a abertura da Feira Nacional, que será inaugurada pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, às 18 horas.

A Feira será um espaço de apresentação e divulgação das melhores práticas, produtos e projetos que vêm surgindo no campo da apicultura nacional e internacional”, esclareceu a responsável.

Quanto ao Fórum Nacional de Apicultura, que vai decorrer sábado no Cine-Teatro, será um espaço de debate, com formação dedicada e com conversas apícolas. Aqui discutir-se-ão os temas mais pertinentes para o desenvolvimento do setor apícola nacional e contará com a participação de vários apicultores, dirigentes, técnicos e investigadores, que, num ambiente de convivência e franca discussão procurarão definir caminhos futuros para a atividade apícola, em prol da sua valorização e dos territórios rurais de Portugal.

PUB

PUB

PUB

PUB