Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vila Velha de Ródão: Feira dos Sabores do Tejo um sucesso a repetir

No dia 22 de Junho, pelas 18h30m foi inaugurada a Feira dos Sabores do Tejo, com a presença da Sr.ª Secretária de Estado do Turismo, Dr.ª Ana Mendes Godinho, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Dr. Luís Pereira. 

  • Economia
  • Publicado: 2018-06-26 07:07
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No dia 22 de Junho, pelas 18h30m foi inaugurada a Feira dos Sabores do Tejo, com a presença da Sr.ª Secretária de Estado do Turismo, Dr.ª Ana Mendes Godinho, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Dr. Luís Pereira.

A Secretária de Estado do Turismo, Dr.ª Ana Mendes Godinho, destacou a Feira dos Sabores do Tejo pela diversas atividades, produtos e vivências ligadas ao Tejo, aliando divulgação da região através de uma programação diferenciada. O autarca Luís Pereira, foi ao encontro do mote do evento, que deseja apresentar o melhor que há no turismo, na economia, na gastronomia e na cultura. A promoção do concelho de Vila Velha de Ródão é para Luís Pereira, uma estratégia que só é exequível num trabalho integrado entre todos, em prol do Município.

O certame, organizado pelo Município de Vila Velha de Ródão, decorreu nos dias 22,23 e 24 de junho, em Vila Velha de Ródão e contou com grandes artistas do panorama nacional, entre eles Agir, Anselmo Ralph e Virgul como cabeças de cartaz dos espetáculos musicais.

O destaque para a ideia base do evento foi “Sentir o Rio e Viver a Terra”, que procurou na diversidade de atividades a sua chave para o sucesso. Estiveram em destaque múltiplas atividades, serviços, produtos e vivências relacionadas com o Tejo, aliando à divulgação da região uma programação diversificada. Assim, para além dos espetáculos musicais, durante os três dias do certame decorreram diversas atividades, como a animação infantil, as mostras gastronómicas ou os workshops. O certame contou com eventos como o Baile dos Candeeiros, o Workshop com o Pasteleiro Marco Costa e o espetáculo de humor de Eduardo Madeira.

Na edição deste ano, o destaque foi também para o Seminário Mesa à Rodão, evento Beira Baixa Terras de Excelência e para a apresentação dos vencedores do concurso “Portas de Ródão - O Melhor Doce”. Os Borrachinhos, da autoria do Chef Cristiano Louro, foi o Doce vencedor do referido concurso de Sabores Regionais. Esta iniciativa, promovida pelo Município de Vila Velha de Ródão no âmbito do Projeto “Terras de Excelência” procurou valorizar e promover a Doçaria Tradicional Regional, através da criação original de um doce confecionado com base nos produtos endógenos.

O segundo lugar foi atribuído em exe quo à Panacota de poejo com crocante de azeite de Ródão, do Chef João Mateus, do Restaurante da Herdade da Urgueira e ao Pudim de mel e azeite com bombons de azeitona, da autoria de Maria João Santo e Ana Paula Ribeiro. Ao Doce Borrachinho de Ródão, de Laurinda Canelas, da Padaria Canelas e Coelho Lda., coube o 3º lugar. 

Cristiano Louro mostrou-se muito surpreendido e satisfeito com esta vitória. Terá agora a oportunidade de ver editada a sua receita num livro com a chancela da prestigiada Editora de Gastronomia Colares Editora e Feitoria dos Livros. O livro para além da receita vencedora, terá um enquadramento da região em termos gastronómicos e produtos endógenos.

Os segundos classificados terão oportunidade de desfrutar de um fim-de-semana para duas pessoas na unidade turística da Herdade da Urgueira e o terceiro classificado de um fim-de-semana para duas pessoas na unidade turística Vila Portuguesa, com passeio de barco incluído.

A Chef Luísa Fernandes, presidente do júri do concurso referiu que “não podia estar mais orgulhosa de ter participado nesta iniciativa. Vila Velha de Ródão apadrinhou-me durante estes últimos meses e estou muito grata por isso. Fez-me regressar às minhas origens. Parabéns a todos os participantes e em especial aos vencedores. Estou certa que estas fantásticas receitas vão continuar a fazer as delícias de todos os que tiverem oportunidade de as degustar.”

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Miguel Ferro Pereira, refere que “estamos muito orgulhosos por poder afirmar que a Vila Velha de Ródão já tem um doce regional, o Borrachinhos, que a partir de hoje faz parte da imensa riqueza gastronómica da nossa região. Durante cerca de dois meses, os agora vencedores do concurso, criaram a sua receita original com base em produtos regionais, cumprindo assim um dos principais objectivos do Concurso, a defesa e valorização dos produtos da terra e da região. Os nossos parabéns ao chefe Cristiano Louro por tão distinta e marcante receita, bem como a todos os concorrentes pela riqueza das suas receitas, cuja criatividade enaltece sem dúvida os produtos da nossa região. Desafiamos desde já os pasteleiros da região a juntarem-se a esta iniciativa no próximo ano”.

O concurso Sabores Regionais “Portas de Ródão - O Melhor Doce”, decorreu entre 9 de abril e 15 de maio e teve como jurados o Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Miguel Ferro Pereira; Presidente da Delegação de Castelo Branco da AHRESP, Ricardo Ambrósio, Diretora do Departamento de Operações Turísticas do Turismo Centro Portugal, Filomena Pinheiro e João Carlos Antunes , da Gazeta do Interior. Presidiu ao júri a Chefe Luísa Fernandes. A Concurso estiverem restaurantes, padarias, escolas de hotelaria, pastelarias e estabelecimento comerciais do sector, do Distrito de Castelo Branco e Distrito de Portalegre, bem como trabalhadores em nome individual da área da pastelaria.

 

PUB

PUB

PUB

PUB