A Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) iniciou oficialmente o ano letivo 2025/2026 com um crescimento assinalável de 12% nas matrículas, retomando assim os rácios anteriores ao período da pandemia.
A abertura decorreu em dois momentos distintos, de manhã, no auditório do Centro Cultural de Alcains e à tarde na sede da USALBI, em Castelo Branco.
Em Alcains a sala esteve repleta de alunos e alunas, refletindo o dinamismo do polo local, que já reúne 199 pessoas inscritas, onde Arnaldo Braz, Presidente da Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, sublinhou que Alcains é hoje um verdadeiro exemplo de vitalidade, com dimensão para ser uma universidade sénior autónoma.
À tarde, a cerimónia prosseguiu na sede da USALBI, em Castelo Branco. O diretor da instituição apresentou os números globais de inscritos - 726 alunos na sede e 715 nos polos de freguesia -, evidenciando um crescimento que confirma a relevância da universidade sénior na vida da comunidade. Entre as novidades para este ano letivo, destacou-se a introdução da disciplina de golfe, que se junta a uma oferta formativa cada vez mais diversificada nas áreas culturais, artísticas, desportivas e de convívio.
Fundada há mais de 20 anos, a Universidade Sénior Albicastrense tem como missão promover a inclusão, o convívio intergeracional e o desenvolvimento pessoal e cultural da população sénior do concelho de Castelo Branco.
Atualmente, reúne cerca de 1.500 alunos/as distribuídos/as pela sede e polos das freguesias, afirmando-se como uma referência nacional na promoção do envelhecimento ativo e saudável.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet