Diário Digital Castelo Branco - Proença-a-Nova recebe Encontro Internacional de Projecto Europeu Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova recebe Encontro Internacional de Projecto Europeu

O Encontro Internacional do Projecto Resiliage vai decorrer nos próximos dias 22 e 23 de Abril no Centro Ciência Viva da Floresta.

  • Região
  • Publicado: 2024-04-15 17:54
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O projeto RESILIAGE, financiado pelo programa Horizonte Europa e composto por 18 parceiros, visa construir comunidades mais sustentáveis e resilientes, fortalecendo a sensibilização para os riscos de catástrofes naturais e capacitando os cidadãos em situações de crise. 

O Encontro é uma organização da Naturtejo, EIM parceira do projecto a convite da UNESCO, com o Município de Proença-a-Nova e o Centro Ciência Viva da Floresta, onde decorrerão as actividades do Encontro. O território do Geopark Naturtejo é um dos cinco CORElabs deste projecto coordenado pelo Politécnico de Turim, em Itália, áreas que foram selecionadas como laboratórios vivos para o estudo dos impactes sociais e culturais, neste caso, resultante dos incêndios florestais que têm fustigado a região, sobretudo nos últimos anos. 

O Encontro Resiliage é aberto a todos os interessados,, mas sujeito a inscrição (gratuita) através do contacto com o Município de Proença-a-Nova (gimprensa@cm-proencanova.pt). 

A Universidade de Nîmes, em colaboração com o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e outros parceiros, convida a comunidade a participar num estudo inovador destinado a aprimorar a compreensão e preparação para catástrofes naturais, com foco particular nos incêndios florestais.

O estudo, liderado pela equipa de psicologia da Universidade de Nîmes, tem como objetivo explorar como a comunicação visual dos riscos de catástrofes naturais influência a compreensão e a preparação para estes eventos. Os resultados resultarão em recomendações sobre os materiais de comunicação mais eficazes a serem desenvolvidos pelos parceiros do projeto.

A organização do evento está à procura de pelo menos 30 pessoas com 18 anos ou mais, sem especialização em gestão de riscos de catástrofes e sem deficiência visual significativa (como baixa visão ou daltonismo). Os participantes terão a oportunidade de visualizar materiais de comunicação sobre riscos de catástrofes enquanto seus movimentos oculares são monitorados. Além disso, preencherão questionários online para fornecer feedback sobre suas percepções.

A sessão terá a duração de 30 minutos e acontecerá entre os dias 22 e 26 de Abril de 2024, na Casa das Associações de Proença-a-Nova (Largo Dr. Pedro da Fonseca 1, 6150-444), das 10:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:30h. Os interessados podem participar comparecendo no local durante esses horários.

PUB

PUB

PUB

PUB