Castelo Branco: Festival Mais Solidário uniu “cultura e homenagem à diáspora portuguesa”

No início deste mês, de 1 a 3 de Agosto, Castelo Branco foi palco de um dos momentos mais marcantes do verão cultural português com a realização do “Festival Mais Solidário”, uma iniciativa que juntou milhares de pessoas em torno da música, da solidariedade e da celebração da identidade portuguesa, reunindo portugueses emigrados na Suíça.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-08-11 15:31
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Promovido pela Associação de Apoio “Quatro Corações”, o evento consolidou-se como uma referência na região Centro do país, não apenas pelo seu impacto social, mas também pela capacidade de envolver comunidades locais e emigrantes. Um dos principais pontos foi a “Festa do Emigrante TVI”, emitida em direto dia 2, numa emissão especial dedicada à diáspora lusa, que recebeu o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa. A transmissão, conduzida por Mónica Jardim, Nuno Eiró e João Montez, levou quatro horas de música popular e reportagens a todas as geografias onde a TVI Internacional está presente.

A programação do festival contou com Bárbara Tinoco, Virgul, DJ Tozo, King Bigs, Mizzy Miles, Última Ceia, Sergy, “Cantar Morangos – Morangos com Açúcar” e Luppys. Numa região com fortes laços à diáspora, o evento ganhou contornos simbólicos, destacando a importância de iniciativas que descentralizam a oferta cultural e aproximam o Interior das comunidades espalhadas pelo mundo.

Em nota de imprensa, Emídio Sousa, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, sublinha o aspeto solidário do evento.

“O “Festival Mais Solidário” é um evento que procura angariar fundos para servir refeições às pessoas que não têm. Já serviram mais de 800 mil refeições. São pessoas que trabalham voluntariamente, e que servem diariamente as refeições às pessoas. Para quem nunca teve fome, provavelmente isto não terá a força que deveria ter, mas é preciso conseguir chegar às pessoas que, muitas vezes, têm vergonha de dar a entender que estão com dificuldades. Dar-lhes essa refeição, condições dignas de vida, é fundamental. Eu quero dizer a esta equipa, que já são melhores pessoas, que organizam este festival de solidariedade, a Associação “Quatro Corações”, quero agradecer-lhes, mas, acima de tudo, destacar o caráter, a nobreza do seu gesto. São pessoas fabulosas”, afirmou Emídio Sousa, que reconhece que atrações como esta contam com a presença dos membros da diáspora lusa, pois, em agosto, “há uma vinda em massa de emigrantes dos vários países da Europa, como França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, assim, para nós, é especialmente grato recebê-los, pois temos um carinho muito especial pela nossa diáspora, pois vemos o nosso emigrante como alguém que faz parte da nossa comunidade”.

 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB