Covilhã: Galp e grupo Paulo de Oliveira criam Comunidade Solar

A Galp e a empresa de lanifícios Paulo de Oliveira anunciaram hoje um acordo para a criação e gestão de uma Comunidade Solar na Covilhã que irá beneficiar cerca de 1200 famílias e negócios que irão receber a energia excedente dos 14.684 painéis fotovoltaicos (5,2MWp) instalados na sede do grupo têxtil, a um preço mais competitivo.

 

  • Economia
  • Publicado: 2025-07-02 00:20
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Está agora em curso o período de adesão de membros, sendo possível juntar-se à comunidade aqui.

Para além da partilha com a comunidade envolvente, a Paulo de Oliveira vai também partilhar a sua energia com outra empresa do grupo, a Tessimax, permitindo que ambas maximizem o autoconsumo solar sem necessidade de expandir as instalações existentes.

“As Comunidades Solares Galp vêm reforçar o amplo portefólio de soluções energéticas que disponibilizamos para apoiar as empresas no seu percurso de descarbonização, ao mesmo tempo que promovem o acesso das comunidades a energia renovável, local e mais competitiva", afirma Vera Vicente, Diretora de Enterprise da Galp.

“Esta comunidade de energia é mais um passo no caminho que temos feito para um futuro mais sustentável através da descarbonização da nossa atividade,” destaca Luís Oliveira, administrador do Grupo Paulo de Oliveira. “Com este projeto, trazemos benefícios adicionais para a comunidade, que terá acesso a energia limpa com um custo mais acessível”.

As Comunidades Solares Galp constituem uma solução que permite às empresas com painéis solares já instalados maximizar o retorno da sua produção de energia, partilhando o excedente com a comunidade envolvente e contribuindo para uma utilização mais eficiente da rede elétrica.

A Galp disponibiliza modelos de negócio para as empresas que ainda não dispõem de painéis solares que lhes permitem aceder à produção e ao consumo de energia renovável sem investimento inicial, beneficiando de reduções até 60% na tarifa de energia.

A adesão das famílias e empresas à comunidade permite o acesso a energia solar sem necessidade de investimento, gerando poupanças equivalentes até duas faturas por ano de energia. Para além deste benefício, os clientes que aderem à eletricidade e gás Galp recebem um desconto adicional até 60€ durante o período de licenciamento da comunidade e, após o licenciamento, continuam a poupar com 2% de desconto na fatura de energia.

A Galp assegura a gestão da comunidade, desde a angariação dos consumidores até ao licenciamento e operacionalização, maximizando para as partes os benefícios da partilha de energia solar. Saiba mais sobre as Comunidade Solares da Galp e adira aqui.

  • A nova solução de Comunidades Solares Galp traz às empresas e famílias eletricidade renovável com poupanças até 60% e vantagens em eletricidade, gás e outras soluções Galp.
  • Adesão a esta comunidade em https://www.galpsolar.com/pt/comunidades-solar/

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB