Diário Digital Castelo Branco - Covilhã promove 1º Encontro Nacional do Diabetes em Movimento Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã promove 1º Encontro Nacional do Diabetes em Movimento

Covilhã vai receber o 1.º Encontro Nacional do Diabetes em Movimento, que vai decorrer no dia 24 de maio e no qual são esperadas mais de 800 pessoas, entre participantes, profissionais e representantes das instituições que implementam o programa.

  • Região
  • Publicado: 2024-04-16 07:54
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Inserido no programa do evento “Covilhã Desportiva”, este 1.º Encontro Nacional do Diabetes em Movimento visa sensibilizar para a importância do exercício físico como parte integrante do tratamento da diabetes.

Com organização conjunta da Câmara Municipal da Covilhã e da Direção-Geral da Saúde, a iniciativa também vai envolver parceiros locais, nomeadamente a Unidade Local de Saúde, a Universidade da Beira Interior, os Bombeiros Voluntários da Covilhã, as forças de segurança, entre outros. 

Para o Vereador com o pelouro do Desporto, José Miguel Oliveira, trata-se de “uma oportunidade para promover um programa que contribui muito para a melhoria da saúde e bem-estar dos participantes e que a Covilhã abraçou desde a primeira hora”.

Lembrando que a Covilhã foi a cidade onde o programa foi testado como projeto científico, entre 2011 e 2013, o Vereador também aponta os resultados que têm vindo a ser obtidos e que estão bem patentes do número de participantes.

José Miguel Oliveira destaca ainda o facto de a Covilhã ter sido escolhida para a realização deste primeiro encontro, sublinhando que se trata de um “reconhecimento” do trabalho que o Município tem vindo a realizar neste domínio, sendo, simultaneamente, mais uma oportunidade para a Covilhã se dar a conhecer a estas centenas de pessoas.

As atividades vão decorrer entre as 10:00 e as 17:30 e incluem visitas ao Miradouro dos Piornos, ao Miradouro da Varanda dos Carqueijais, bem como o almoço no pavilhão da ANIL e uma mega-aula de exercício físico no Complexo desportivo da Covilhã.

O Diabetes em Movimento é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população. 

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Atualmente o programa Diabetes em Movimento encontra-se implementado em 42 municípios de norte a sul do país.

PUB

PUB

PUB

PUB