Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: “Portugal Cheese Festival“ regressa a Alcains de 3 a 5 de Maio Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: “Portugal Cheese Festival“ regressa a Alcains de 3 a 5 de Maio

A próxima edição do "Portugal Cheese Festival" vai decorrer nos próximos dias 3, 4 e 5 de Maio, de novo em Alcains. A apresentação do seu programa decorreu esta sexta feira, 12 de Abril, no Museu de Artes e Ofícios.

  • Economia
  • Publicado: 2024-04-12 20:06
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A organização do evento pretende preservar o espírito da antiga Feira do Queijo de Alcains e dar destaque aos poucos produtores de queijo ainda existentes nos campos desta vila do concelho albicastrense, que testemunham vivências da lavoura, pastorícia e fabrico de queijo. 

A apresentação desta edição do "Portugal Cheese Festival" contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, da Vereadora Patrícia Coelho, da Diretora Executiva da InovCluster, Milena Santos, da diretora do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar( CATAA), Christelle Domingos e do Diretor Técnico-Científico do CATAA, Christophe Espírito Santo.

À semelhança da antiga Feira do Queijo de Alcains, o Festival terá a exposição de representantes e produtores deste e de outros produtos endógenos, como enchidos locais, doces, mel, vinhos, licores, pão e bolos tradicionais, estando as inscrições ainda a decorrer até ao próximo dia 14 de Abril.

Segundo o post que a Câmara publicou na pagina do Facebook do município, para além da gastronomia, artesanato e outros produtos caraterísticos da região, terão lugar showcookings, um espaço infantil, concertos, animação e conferências sobre as componentes de inovação, conhecimento e experimentação, reunindo os setores conexos, que vão desde os animais, o leite, a produção até ao consumidor.

Ao nível de animações paralelas, o programa inicia 6ª feira, dia 3 a partir das 14h00, numa tarde dedicada aos mais jovens com a dinamização de um circuito “À descoberta do Queijo”. Deste circuito farão parte atividades como visita à Quinta Pedagógica, ordenha, tosquia, produção do queijo, prova cega, quiz e workshops sobre a lã e o valor nutritivo do queijo.

As conferências terão lugar no sábado, dia 4, a partir das 10 horas numa iniciativa coordenada pelo InovCluster, CATAA e Ovibeira. Nesta componente serão apresentados vários casos práticos de sucesso e inspiração sob o mote “Tendências & Inovações” e contará ainda com um showcooking com o Chef Júlio Vintém que confecionará um prato de Borrego Merino da Beira Baixa. Referenciando ainda a ligação de Alcains ao setor, a tarde será dinamizada com uma mesa redonda “As memórias vivas da história do Queijo em Alcains”.

Ainda neste dia, pela manhã, a ALZINE irá organizar o seu já habitual Peddy Papper e a Associação de Veteranos de Alcains irá organizar um passeio de bicicleta denominado “Volta das Damas”. O espaço concertos será ainda dinamizado com atividades “Mini-Ténis” pela Alcatenis.

No último dia do evento, a 5 de maio, pela manhã, terá lugar a tradicional “Rota das Leiteiras” numa dinamização da Associação Papa Léguas e o Passeio de Motorizadas promovido pelo Motoclube Dogs Lands. Estando este dia marcado pela festividade do “Dia da Mãe”, será dinamizada pelo Museu do Canteiro e a Biblioteca de Alcains uma sessão de leitura alusiva à data pelas 15:00 horas.

O programa de domingo à tarde inclui, ainda, um showcooking dinamizado pela Confraria do Laburdo e o Concurso de Queijo aberto a todos os produtores de Queijos da Beira Baixa com Denominação de Origem Protegida e a todos os produtores de queijos nacionais e internacionais das restantes categorias a concurso. Para participarem, poderão inscrever-se até 23 de Abril em http://portugalcheesefestival.com. A concurso estarão as categorias de: Queijo de Mistura Curado; Queijo de Ovelha Curado; Queijo Inovação, Queijo da Beira Baixa DOP Amarelo; Queijo da Beira Baixa DOP Picante e Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco; Coordenado pelo Laboratório de Análise Sensorial do CATAA, o concurso irá englobar a apresentação dos resultados e a entrega de prémios.

O Portugal Cheese Festival contará ainda com um cartaz de animações, onde se destaca a Tuna do Pólo da Usalbi e, a nível de concertos, os HMB na 6ª feira, Moonspell no sábado e Quim Barreiros para fechar o festival em grande animação.

PUB

PUB

PUB

PUB