Diário Digital Castelo Branco - Proença-a-Nova: Câmara investe 830 mil euros na requalificação da praia fluvial de Aldeia Ruiva Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Câmara investe 830 mil euros na requalificação da praia fluvial de Aldeia Ruiva

A Câmara de Proença-a-Nova já investiu mais de 830 mil euros na requalificação da praia fluvial da Aldeia Ruiva, onde vai funcionar um centro interpretativo do corredor fluvial. 

  • Região
  • Publicado: 2021-02-26 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, o Presidente da Câmara Municipal, João Lobo, refere que "na estratégia de rejuvenescimento deste equipamento, potenciando a sua atratividade, iremos adquirir dois novos ‘bungalows', num investimento complementar àquele que estamos a realizar na praia fluvial no seu conjunto", explica o autarca. 

O projeto de requalificação daquele espaço de lazer é apoiado pela Turismo de Portugal em cerca de 312 mil euros, sendo que o investimento total nas obras ultrapassa os 830 mil euros, sem contabilizar outras intervenções que não estavam inicialmente previstas.

A mudança mais notória prende-se com o edifício de apoio, onde irá funcionar o futuro Centro Interpretativo do Corredor Fluvial de Aldeia Ruiva, o bar e os sanitários públicos.

"Toda a zona de solários, que será relvada, foi reordenada e irá receber o parque infantil. Ainda na margem esquerda da ribeira da Isna, outra intervenção de peso está a decorrer no Parque de Campismo e Autocaravanismo, em que foi criado um parque para caravanas e autocaravanas completamente vedado, com capacidade para sete lugares, com possibilidade de pernoita e utilização comum das áreas de serviço do parque", lê-se na nota.

Este município do distrito de Castelo Branco quer ainda substituir todas as casas de madeira existentes no local ao longo dos próximos anos.

"Estas estruturas, que foram em tempo uma aposta assertiva, encontram-se na fase de serem substituídas", refere João Lobo.

Também fora do orçamentado, com obra a ser lançada em breve, está a requalificação da almofada de água do açude da praia fluvial, tendo em conta que a mesma foi parcialmente destruída durante as chuvas deste inverno.

No espelho de água foram realizadas intervenções nas margens e fundo da ribeira da Isna, reparando pontos de fuga.

O objetivo é minimizar a falta de água nos anos mais secos.

O município explica que a pensar neste cenário, que já obrigou à interdição de banhos, "será construída uma piscina biológica na margem direita, enquadrada com solário e zona de estadia".

"Esta é uma das principais novidades no nosso projeto de valorização da praia fluvial da Aldeia Ruiva e que, por um lado, permitirá o aproveitamento desta margem que até agora não estava a ser utilizada e, por outro, vamos fazê-lo com um módulo que permite alertar para a importância da preservação dos ecossistemas e do meio ambiente", refere João Lobo.

A temática ambiental está fortemente presente neste projeto, que inclui a marcação de uma rota pedestre entre as praias da Aldeia Ruiva e do Malhadal, seguindo a ribeira da Isna, permitindo dar a conhecer a fauna e flora da galeria ripícola, para além do já referido Centro Interpretativo do Corredor Fluvial.

Destaque ainda para a construção de um campo para desportos de areia, como o futebol e vólei, cuja localização fica a cerca de 150 metros da praia, no antigo estacionamento de apoio.

"Esta é uma obra importante que transformará a nossa Aldeia Ruiva, permitindo que continue a ser privilegiada como um dos pontos de visita obrigatória durante a época balnear, em linha com o investimento da autarquia naqueles que são pontos principais de atração do concelho no período estival e que temos feito de forma contínua nas praias fluviais do Malhadal e da Fróia, não deixando, como sempre, de apoiar as zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira que são também parte integrante da oferta que nos orgulhamos de ter", conclui o autarca.

PUB

PUB

PUB

PUB