Diário Digital Castelo Branco - Covid-19: Presidente da Câmara de Oleiros reconhece apoio das farmácias à comunidade Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covid-19: Presidente da Câmara de Oleiros reconhece apoio das farmácias à comunidade

Como o Diário Digital Castelo Branco anunciou, o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, iria visitar na sexta-feira passada, a Farmácia Xavier Gomes, no Orvalho.

  • Região
  • Publicado: 2020-09-29 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A visita decorreu no âmbito do convite endereçado pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) e teve como objetivo perceber o esforço que as farmácias têm desenvolvido para continuar a oferecer um serviço de qualidade e segurança aos seus utentes.

A ANF destaca a forma notável como as farmácias do concelho “trabalham todos os dias para servir as necessidades dos cidadãos” sendo “muitas vezes, a porta de entrada e de saída no Sistema de Saúde”.

A visita realizou-se na sequência do trabalho de proximidade que as Farmácias Portuguesas têm desenvolvido no apoio à comunidade local, algo que foi reforçado face à situação de pandemia por Covid-19, e para demonstrar a disponibilidade das farmácias para colaborar ativamente com as políticas de saúde de proximidade promovidas pelas autarquias. O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros relembra que “as farmácias têm um papel fundamental junto da população, principalmente a idosa, por exemplo na preparação da medicação que devia ser subsidiada e apoiada pelo governo central, porque se evitavam muitas idas às urgências com este serviço e permitia por isso poupar”. Fernando Jorge frisou ainda o facto de em tempo de pandemia, as farmácias terem sido o único serviço aberto em localidades como o Orvalho, trabalhando a qualquer hora.

De recordar que as farmácias têm dado apoio através da Linha 1400 – Serviço de Assistência Farmacêutica, 24 horas por dia, que indica aos cidadãos qual a farmácia mais próxima com stock dos medicamentos pretendidos e presta um acompanhamento diferenciado. As farmácias concretizaram também a Operação Luz Verde, que garantiu a entrega de medicamentos hospitalares a todas as pessoas, particularmente às mais desprotegidas, na sua farmácia de proximidade. 

PUB

PUB

PUB

PUB