Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Misericórdia quer construir instituição para pessoas com demência

No dia em que foi inaugurada a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Misericórdia de Castelo Branco, o Provedor, Coronel José Alves, anunciou a pretensão da instituição de construir instalações "direcionadas exclusivamente a pessoas com demências. 

  • Região
  • Publicado: 2015-03-26 07:04
  • Autor: Cristina Valente

No dia em que foi inaugurada a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Misericórdia de Castelo Branco, o Provedor, Coronel José Alves, anunciou a pretensão da instituição de construir instalações "direcionadas exclusivamente a pessoas com demências. Um flagelo que está a aumentar na nossa sociedade e um drama para os seus familiares, que ou não têm condições ou não sabem lidar com esta situação".

José Alves explicou que será um espaço construído de raiz , onde serão disponibilizados serviços individualizados e ajustados à realidade pessoal, familiar, social, psicossocial e situacional, de cada individuo com demência, "promovendo condições e projetos de vida centrados, no respeito da sua identidade e dignidade, em contexto centro de dia, ou domiciliário e um equipamento em contexto de residência". Para o provedor José Alves com este equipamento, a Santa Casa, daria um passo significativo na promoção da qualidade de vida das pessoas com demência.

Além desta obra,  a Misericórdia, já entregou na Câmara Municipal dois projetos de arquitetura para requalificação de instalações no edifício sede, "estando a preparar ainda um terceiro, que a curto prazo será também entregue".  A Misericórdia está a preparar outros processos que permitam efetuar candidaturas no âmbito do programa Portugal 2020, "com projetos de reabilitação e requalificação inovadores, vamos proporcionar aos nossos idosos melhor qualidade de vida" afirmou o provedor da Misericórdia.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados, cujo investimento rondou os cinco milhões de euros, criou 54 novos postos de trabalho diretos, foi inaugurada pelo Ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

"Estes projetos de apoio às famílias são fundamentais. São acima de tudo fundamentais em períodos como aquele que estamos a atravessar, não obstante alguns indicadores, sabemos que temos ainda um longo caminho para trilhar, e é por isso que esta rede de proteção social às famílias, é importante sempre, mas era imprescindível em tempos como estes" afirmou o Ministro.

O autarca, Luís Correia lembrou que a autarquia Albicastrense, tem o apoio social como uma das suas prioridades de ação, e ao longo dos anos ter vindo a participar na construção de uma rede de apoio social, nomeadamente no que respeita à população idosa.

"A unidade de Cuidados Continuados Integrado da Misericórdia de Castelo Branco, é da maior importância para todos nós, não só por fazer parte da rede de apoio social que prestamos à população, mas também porque se trata de um equipamento estruturante, que oferece mais e mais especializados cuidados de saúde, mas também porque cria postos de trabalho, alguns dos quais altamente especializados", afirmou o autarca.

PUB

PUB

PUB

PUB