Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: Escavações na Quinta do Ervedal revelam povoação romana maior que o esperado

Escavações arqueológicas na Quinta do Ervedal, no Fundão, revelaram uma povoação romana maior que o esperado, situação que vai levar a autarquia a contratar uma máquina especial para passar o terreno a “raio x”.

 

  • País
  • Publicado: 2010-07-14 15:18
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Escavações arqueológicas na Quinta do Ervedal, no Fundão, revelaram uma povoação romana maior que o esperado, situação que vai levar a autarquia a contratar uma máquina especial para passar o terreno a “raio x”.

“Aquilo que era expetável nesta zona era encontrar uma unidade termal e encontrámos duas, que já estão semi-escavadas, e que atestam a importância deste núcleo urbano da época romana”, explicou hoje no local João Rosa, diretor do Museu Arqueológico do Fundão.

“Significa que ultrapassámos as expetativas sobre o que iríamos encontrar. Esperávamos algo de importância, mas não com esta dimensão “, acrescentou.

As duas unidades termais “estão próximas e eram contemporâneas, ou seja, funcionaram ao mesmo tempo e isso é que é estranho. Significa que havia uma vida cultural e social que justificava ambas as termas”, destacou João Rosa.

Segundo aquele responsável, a expetativa é suportada pelos consultores científicos das universidades de Salamanca e Coimbra que acompanham os trabalhos.

“São unânimes em considerar que a expressão habitacional é bastante grande”. “Há aqui trabalho por muitos anos”, realçou o diretor do museu arqueológico.

Paulo Fernandes, vice-presidente da Câmara do Fundão, anunciou, entretanto, que, face à importância dos achados, a autarquia vai contratar na segunda quinzena de agosto uma máquina especial para fazer uma radiografia ao subsolo.

“É uma radiografia para perceber onde estão as construções”, ilustrou o autarca.

O trabalho deverá custar cerca de 2000 euros e vai permitir definir melhor para onde devem avançar os trabalhos de prospeção.

De acordo com Paulo Fernandes e João Rosa, as escavações na Quinta do Ervedal devem levar à criação de um espaço museológico ao ar livre.

“Já a partir de agosto, a empresa Fundão Turismo vai incluir os espaços à vista em rotas de visitação para turistas”, acrescentou o vice-presidente.

Durante o verão, cerca de 50 pessoas, na maioria jovens voluntários, trabalham nas escavações arqueológicas da Quinta do Ervedal, sendo que a época de inverno é reservada para a análise das descobertas feitas no local.

PUB

PUB

PUB

PUB