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Sabe como reconhecer uma burla em linha? Aqui estão algumas dicas úteis para partilhar

O aumento súbito de ataques e burlas em linha nos últimos anos é uma das ameaças mais insidiosas para os consumidores. Dada a sua gravidade e consequências desagradáveis, o fenómeno exige uma resposta urgente e coordenada por parte das entidades reguladoras, das empresas e dos próprios cidadãos. 

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  • Publicado: 2024-04-17 12:50
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Educar o público sobre as práticas fraudulentas, implementar medidas de segurança online mais robustas e promover uma maior consciencialização são passos fundamentais para combater eficazmente as burlas, como refere o artigo da ExpressVPN.

Nos últimos anos, diz o artigo, temos assistido a um aumento preocupante dos ataques, como evidenciado pelos dados recolhidos sobre a tendência nos Estados Unidos. A agência governamental FTC (Federal Trade Commission), a este respeito, relatou um aumento acentuado da fraude, com números sem precedentes.
Durante 2023, de facto, a própria FTC recebeu mais de 5 milhões de denúncias de fraude, o que representa um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Este número impressionante reflecte apenas a ponta do iceberg, uma vez que muitas fraudes podem não ser denunciadas, pelo que a situação pode ser ainda mais grave do que as estatísticas sugerem.

O fenómeno das burlas em linha

As burlas em linha não conhecem fronteiras, o que significa que afectam qualquer indivíduo ou categoria social. No máximo, diferem no tipo de ataque, na gravidade da violação e no tipo de "resgate" ou "saque". As fraudes financeiras, por exemplo, seguem esquemas fraudulentos que envolvem cartões de crédito, empréstimos e investimentos fictícios e baseiam-se em técnicas sofisticadas de engenharia social.
Em 2023, as perdas financeiras causadas por estas fraudes atingiram valores astronómicos, com milhares de milhões de dólares perdidos todos os anos. A fraude de identidade é a frente de ataque mais prejudicial devido aos efeitos indirectos que provoca, uma vez que permite o acesso a contas bancárias e outras informações sensíveis.
Paralelamente ao aumento das fraudes em geral, registou-se também uma proliferação de fraudes nas redes sociais. Estas tornaram-se um terreno fértil para a prática de burlas, que envolvem sobretudo a disseminação de ligações maliciosas através de phishing.
Este tipo de burla tem registado um aumento preocupante, especialmente desde que os relatos chegaram às notícias nacionais e internacionais; contas falsas de celebridades ou influenciadores continuam a levar as pessoas a comprar produtos ou serviços fraudulentos ou a aderir a esquemas em pirâmide e esquemas Ponzi.

Saiba como se defender

Reconhecer e proteger-se contra as fraudes em linha é crucial porque, de facto, já não se pode passar sem ferramentas digitais. As administrações públicas, as empresas, as redes de conhecimento: todos os aspectos da vida estão a ser totalmente online e, por isso, a única forma de se proteger é educar-se.
Conhecer a dinâmica dos ataques e das fraudes em linha permite-lhe detectá-los antes que seja tarde demais. A este respeito, eis como reconhecer uma tentativa de burla num ápice.

Etapa 1: A quem é que dá as suas informações?

Em primeiro lugar, é importante saber com quem se está a lidar, se a empresa ou o operador do sítio Web é real e se existem correspondências reais. Nunca se deve dar informações pessoais a estranhos, seja online ou ao vivo, mesmo que seja por motivos urgentes ou graves.
Nas situações em que é realmente necessário aceder aos seus dados, é importante que seja o próprio a tratar deles. Os bancos, as instituições ou qualquer outro tipo de organização de confiança pedem à pessoa em causa que introduza uma palavra-passe ou realize uma ação sem intrusão externa.

Etapa 2: O pedido do interlocutor é plausível?

Outro sinal a ter em conta são as ofertas que parecem demasiado boas para serem verdadeiras. As promessas de lucros rápidos ou de investimentos de alto rendimento devem levantar suspeitas e levar a uma investigação mais aprofundada antes de prosseguir.
O mesmo acontece em situações de presumível gravidade, como quando chega uma mensagem de texto do banco a alertar para um pagamento suspeito efectuado com o seu cartão. Mesmo que o autor da chamada inste a pessoa a agir rapidamente e a clicar no link no corpo da mensagem, o melhor a fazer é verificar o remetente, ligar para o banco e verificar a veracidade do pedido.
Estas fraudes são eficazes precisamente porque visam a urgência de cobrar um prémio elevado ou de parar um dano: uma vez que são pedidos implausíveis, muitas vezes caracterizados por erros gramaticais e incoerências óbvias, é melhor contar até 10 antes de clicar.

Etapa 3: Estamos conscientes dos riscos reais?

Educar as pessoas sobre as práticas de segurança em linha pode ajudá-las a reconhecer as burlas antes que seja demasiado tarde e, assim, atenuar os efeitos da sua propagação. Por vezes, isto não é assim tão fácil, precisamente porque as técnicas de roubo de dados e de fraude em linha variam consoante as medidas de segurança implementadas pelas plataformas e pelos sítios Web.
Atualmente, as normas recentes impõem protocolos encriptados, sistemas de segurança autenticados e toda uma série de procedimentos para proteger contra a entrada não autorizada de pessoas mal-intencionadas. No entanto, é com a engenharia social e o advento de tecnologias cada vez mais complexas que até os sistemas de proteção mais eficazes podem ser pirateados, especialmente se for a mão humana a ser enganada para dar acesso.

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