Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Orientistas Thierry Gueorgiou e Simone Niggli brilham no Portugal O'Meeting

O francês Thierry Gueorgiou e a suíça Simone Niggli conseguiram hoje o pleno de três triunfos no Portugal O'Meeting (POM) em orientação, com a particularidade da prova de hoje, disputada em Monsanto, integrar o "ranking" mundial.

 

  • Região
  • Publicado: 2013-02-11 15:10
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O francês Thierry Gueorgiou e a suíça Simone Niggli conseguiram hoje o pleno de três triunfos no Portugal O'Meeting (POM) em orientação, com a particularidade da prova de hoje, disputada em Monsanto, integrar o "ranking" mundial.

Depois de vencerem as duas primeiras das quatro provas do POM, em Idanha-a-Nova, a dupla voltou a ser consagrada na elite, em competição que reúne cerca de 1.600 orientistas de 30 países.

Sete vezes campeão do mundo em distância média, Gueorgiou cumpriu com o favoritismo ao "picar" todos os pontos dos 5.600 metros de prova em 35.21 minutos, batendo o suíço Mattias Kyburz, líder do “ranking” mundial, por 1.41 minutos e o russo Dmitriy Tsvetkov por 1.54.

Diogo Miguel foi o melhor português no 42.º lugar com 44.23 minutos, seguido de Manuel Horta (62.º com 49.56) e João Mega Figueiredo (71.ºcom 52.08).

"Foi muito bom vencer as três provas. Hoje, embora muito duro fisicamente, estive bem. Vim bem preparado neste inverno. Sinto-me em excelente forma. Tenho desfrutado muito. Este terreno é muito técnico é preciso ler muito bem o mapa. O circuito foi acidentado, mas muito belo. Sinto-me muito bem em Portugal", disse à agência Lusa.

No setor feminino, Simone Nigli completou os 4.400 metros em 35.12, superiorizando-se à sueca Annika Billstram por 1.32 minutos e à dinamarquesa Ida Bobach por 2.34.

"A corrida foi muito dura, com muitas montanhas. Estava algo cansada, mas compensei com grande concentração. Estou muito, muito feliz, até porque, devido a um problema na perna, a forma não é a melhor. Orientei-me muito bem, compensei com isso", explicou à Lusa a melhor orientista de todos os tempos.

Magalie Mendes foi a portuguesa mais bem classificada, no 51.º lugar com 53.58, seguindo-se Vera Alvarez (52.ª com 54.18) e Mariana Moreira (56.ª com 55.08).

A prova foi disputada por escalões a partir dos 10 anos até aos 80, sendo que cada categoria é sujeita a traçados diferentes e com distinto nível de exigência.

Portugal concentra as atenções mundiais da orientação, depois de no último fim de semana ter decorrido em Nisa o Norte Alentejano O'Meeting e a 16 e 17 decorrer o XIV MOC, em Pombal.

Portugal é considerado um dos destinos favoritos de inverno pelos especialistas mundiais.

PUB

PUB

PUB

PUB