Por: Diário Digital Castelo Branco
O Torneio Inter-Regional de Infantis, competição integrada no calendário regional e de grande relevância no percurso competitivo deste escalão realizou-se este fim de semana, 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro,
Inicialmente prevista para o Complexo de Piscinas de Tomar, a prova foi transferida para as Piscinas do Entroncamento devido às condições meteorológicas adversas que comprometeram a utilização da infraestrutura inicialmente prevista.
A competição reuniu 172 atletas em representação de 25 clubes, envolvendo três Associações Territoriais: a A.N. do Interior Centro, a A. N. do Distrito de Santarém e a A. N. do Alentejo.
A Associação de Natação Albicastrense Redentorista (ANAR) esteve representada por 11 atletas — Maria Francisca Fernandes, Mercedes Valente, Carlota Pereira, Maria Eduarda Amoroso, Inês Henrique, Carolina Oliveira, Margarida Cacilhas, Tomás Azevedo, António Valente, Francisco Cardoso e Afonso Silveira — alcançando um balanço global bastante positivo, com a obtenção de 35 melhores marcas pessoais, evidenciando a evolução individual dos nadadores.
No escalão de Infantis B, os resultados individuais foram particularmente expressivos. Carlota Pereira conquistou o 1.º lugar nas provas de 100 livres, 50 livres e 100 costas, alcançando ainda o 2.º lugar nos 200 livres e 100 mariposa. Mercedes Valente venceu as provas de 100 bruços e 100 mariposa, obtendo também o 2.º lugar nos 100 costas. Francisco Cardoso alcançou o 2.º lugar nos 200 livres e 100 bruços, enquanto Afonso Silveira subiu ao pódio com o 3.º lugar nos 100 mariposa e 100 bruços.
Ainda neste escalão, destaque para as estafetas femininas de Infantis B, onde a ANAR conquistou o 1.º lugar nas estafetas de 4×100 livres, 4×100 estilos e 4×200 livres, com a equipa constituída por Carlota Pereira, Mercedes Valente, Margarida Cacilhas e Maria Francisca Fernandes.
No escalão de Infantis A, Tomás Azevedo esteve em evidência ao conquistar o 1.º lugar nos 200 costas e 200 livres, e o 2.º lugar nos 200 estilos, 100 costas e 100 livres. António Valente alcançou o 3.º lugar nos 50 livres e 100 bruços. Inês Henrique obteve o 1.º lugar nos 100 livres, o 2.º lugar nos 100 costas e 100 mariposa, e ainda o 3.º lugar nos 50 livres. Carolina Oliveira completou os pódios com o 3.º lugar nos 200 bruços.
Como último destaque, duas atletas da ANAR garantiram mínimos de acesso ao Campeonato Zonal de Infantis. Carlota Pereira alcançou tempos de qualificação nas provas de 50 livres, 100 livres e 200 estilos, enquanto Mercedes Valente assegurou o apuramento aos 100 bruços, confirmando a progressão competitiva das atletas e a qualidade do trabalho desenvolvido.
Apesar dos bons resultados alcançados, esta competição representou apenas mais uma etapa do percurso competitivo da época, que ainda se encontra longe do seu término. O foco da ANAR mantém-se no trabalho diário, consistente e sustentado, com vista à preparação do Campeonato Nacional de Infantis e do Campeonato Regional de Verão, objetivos centrais desta fase da época. O trabalho desenvolvido não pode ser descuidado, sendo fundamental manter uma abordagem equilibrada, sem focar excessivamente nos resultados imediatos, privilegiando sempre a evolução contínua e sustentada dos atletas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet