- A segunda edição do Festival Amália Rodrigues, que decorre em diferentes espaços do Fundão de quinta-feira a domingo, conta com espetáculos de fado de Marco Rodrigues, Sara Correia, Matilde Cid, Tânia Oleiro e Hélder Moutinho.
A iniciativa, promovida pela Associação Fado Cale e o município do Fundão, no distrito de Castelo Branco, pretende homenagear a fadista Amália Rodrigues, revelou a Câmara Municipal, num comunicado enviado à agência Lusa.
Marco Rodrigues, um “fadista versátil, inovador e profundamente ligado à tradição”, apresenta-se na quinta-feira, pelas 22:30, na Praça Amália Rodrigues.
Na sexta-feira, às 22:30, é a vez da fadista Sara Correia subir ao palco, “uma das mais relevantes intérpretes da música portuguesa atual”.
Matilde Cid, “uma artista singular no panorama do fado contemporâneo”, e Tânia Oleiro, “fadista delicada, sólida e fiel às raízes do fado”, atuam no sábado, às 22:00 e às 23:00, respetivamente.
Ainda no dia 05, na Associação Fado Cale, irão ter lugar dois momentos pedagógicos na parte da tarde, com a apresentação dos Novos Talentos ESART e, posteriormente, dos Alunos da Associação Fado Cale.
No Largo da Capela do Calvário, no domingo, em celebração da homenagem ao centenário do nascimento de Carlos Paredes, decorre a atuação do Grupo de Fados de Coimbra – Coimbra em Serenata, composto maioritariamente por elementos do antigo Toada Coimbrã, “um dos grupos mais emblemáticos e representativos da Estética da Canção de Coimbra”.
No mesmo dia, terá lugar a 11.ª edição do Concurso de Fados Amália Rodrigues, que tem como um dos júris Hélder Moutinho, fadista que irá encerrar o festival em palco, pelas 23:00, na Capela do Calvário.
Para além dos três primeiros prémios, será entregue uma menção honrosa denominada “Mário Silva”, de forma a homenagear o fadista fundanense.
O festival é de entrada livre.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet