Diário Digital Castelo Branco - Universidades: Beira Interior e Lérida estudam criação de mestrados e doutoramentos conjuntos Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Universidades: Beira Interior e Lérida estudam criação de mestrados e doutoramentos conjuntos

A Universidade da Beira Interior, da Covilhã, e a Universidade de Lérida, de Espanha, estão a estudar a criação de mestrados e doutoramentos conjuntos, disse hoje o reitor da instituição portuguesa, João Queiroz.

  • Região
  • Publicado: 2010-03-08 15:57
  • Por: Diario Digital Castelo Branco
A Universidade da Beira Interior, da Covilhã, e a Universidade de Lérida, de Espanha, estão a estudar a criação de mestrados e doutoramentos conjuntos, disse hoje o reitor da instituição portuguesa, João Queiroz.

Segundo este responsável, a proposta deverá ser submetida à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior até final de 2010.

A concretizar-se, será a primeira vez que a UBI vai lecionar cursos de segundo e terceiro ciclo em conjunto com uma universidade estrangeira.

"Já há alguma cooperação para o terceiro ciclo [doutoramento] com outras universidades nacionais, mas que tem a ver com casos individuais de alguns alunos. Cooperar desta forma global que está a ser estudada com Lérida é a primeira vez", explicou João Queiroz.

A ideia surgiu na sequência de um protocolo de cooperação institucional assinado no último mês entre as duas universidades.

O protocolo estabelece formas de cooperação na implementação de projetos, investigação, pós-graduações e ainda intercâmbio de docentes, funcionários e estudantes.

A ligação é justificada por João Queiroz pelo facto de a Universidade de Lérida "ter sensivelmente a dimensão" da UBI, além de "áreas afins".

O responsável admitiu, no entanto, que poderão haver outras universidades de maior dimensão, com as quais a UBI estabelecerá o mesmo tipo de protocolos.

A Medicina é uma das áreas em comum entre as duas universidades e que vai ser alvo de cooperação particular.

A Universidade de Lérida foi criada em 1841 e conta com cerca de oito mil alunos distribuídos por sete faculdades e escolas e outros três centros adstritos.

A Universidade da Beira Interior acolhe mais de seis mil alunos, distribuídos por cinco faculdades.

PUB

PUB

PUB

PUB