Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Câmara e PSP promovem videovigilância na cidade Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Câmara e PSP promovem videovigilância na cidade

Com o objetivo de aumentar a prevenção e a sensação de segurança aos cidadãos, a Câmara Municipal de Castelo Branco e o Comando Distrital da Policia de Segurança Pública (PSP) assinaram esta segunda-feira, 6 de Maio, um protocolo para a instalação de um sistema de videovigilância na cidade.

  • Região
  • Publicado: 2024-05-07 00:01
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O comandante da PSP de Castelo Branco, Rafael Marques, disse ser um dia importante para a cidade albicastrense. “A instalação do sistema de videovigilância é uma mais-valia.  Não substituirá os agentes policiais, mas é um mecanismo adicional para fazer face à criminalidade", declarou.

Depois da realização de uma reunião do Conselho Municipal de Segurança de Castelo Branco, que estava inativo desde 2015, a assinatura do protocolo decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Apesar da diminuição da criminalidade na cidade, o superintendente da PSP reiterou tratar-se de um sistema que vai contribuir para "o aumento da prevenção, para a identificação de suspeitos de crime após a ocorrência dos mesmos e aumenta ainda a sensação de segurança nos cidadãos.

É uma ferramenta importante que a PSP tem e é uma mais-valia. O processo vai ser longo e nunca estará pronto em menos de um ano. Mas vamos dar aqui um salto em termos de segurança. Temos de ser ambiciosos", concluiu.

Por sua vez, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, declarou que a autarquia financia a colocação da videovigilância e a PSP terá a responsabilidade de operar, de dar formação e credenciação aos agentes para operar o sistema.

"Trata-se de um processo que está numa fase muito inicial e cuja implementação poderá chegar aos 100 mil euros. O sistema, em nenhuma circunstância, viola a privacidade dos cidadãos. Será um sistema operado por agentes credenciados e a captação de imagens é recolhido por câmaras em ambiente seguro", afirmou o autarca.

O edil também referiu que a assinatura do protocolo tem como objetivo aumentar a segurança e a perceção de segurança por parte dos cidadãos albicastrenses.

A partir deste momento, vai começar-se a desenvolver o trabalho de definição dos locais para colocar as câmaras de videovigilância por parte da PSP, bem como todo o processo burocrático inerente à implementação do sistema.

PUB

PUB

PUB

PUB