Projeto Cortiçada Art Fest instala duas novas obras de arte em Proença-a-Nova

A equipa dinamizadora do Cortiçada Art Fest - Festival de Experiências Artísticas na Paisagem vai dar continuidade ao projeto com a instalação de mais duas obras de arte em Proença-a-Nova. 

  • Cultura
  • Publicado: 2021-02-25 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O coletivo, formado pelo escritório MAG – Marta Aguiar e Mariana Costa, com a artista Sofia Marques de Aguiar, vai dar continuidade ao projeto Cortiçada Art Fest com mais duas obras de arte na paisagem em Proença-a-Nova. 

"Previstas para o verão de 2021, as obras ‘Menina dos Medos' e ‘Magma Cellar', são a âncora de um novo roteiro de arte na paisagem nas Linhas de Água", explica, em comunicado enviado à agência Lusa, Marta Aguiar.

O Festival de Experiências Artísticas na Paisagem, promovido pelos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã e produzido em colaboração com o escritório de arquitetura MAG, tem como objetivo promover a interioridade, combater o despovoamento e dar nova vida aos três concelhos.

"Tal como as obras do Roteiro de Arte da Cortiçada, ‘Magma Cellar’ e a ‘Menina dos Medos’ são obras criadas para lugares específicos das aldeias de Cunqueiros e Sobral Fernando [Proença-a-Nova], num processo de intensa comunicação com as comunidades que os habitam de forma que as intervenções fossem ao encontro das suas aspirações e contribuíssem para a valorização da identidade dos lugares", refere a nota.

A ‘Menina dos Medos’ é uma obra figurativa em alumínio lacado a branco, colocado junto ao "escalão", um penedo próximo das Portas de Almourão e da aldeia de Sobral Fernando.

Já ‘Magma Cellar’ é uma obra cónica de dois metros de altura revestida com peças de xisto piro-expandido e apoiada na ponte, lugar simbólico de encontro da aldeia (Cunqueiros) de casas e quelhas em xisto.

"No site Experimenta Paisagem (https://experimentapaisagem.pt), MAG-Marques de Aguiar apresenta as obras, as ações e a metodologia destes roteiros de arte na paisagem que têm como objetivo constituir-se como manifesto de mudança da paisagem do Pinhal Interior", explicam as dinamizadoras do projeto.

O Cortiçada Art Fest é o projeto âncora que deu lugar a outros dois projetos, o Roteiro de Arte da Cortiçada e o Roteiro de Arte nas Linhas de Água.

PUB

PUB

PUB

PUB