Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Penamacor: António José Seguro apresentou livro sobre histórias vividas no seu concelho

O Secretário-geral do PS, António José Seguro, esteve este domingo em Penamacor, sua terra natal, para apresentar o livro "As estranhas e fantásticas histórias de Jolon".

  • Região
  • Publicado: 2012-08-05 23:49
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Secretário-geral do PS, António José Seguro, esteve este domingo em Penamacor, sua terra natal, para apresentar o livro "As estranhas e fantásticas histórias de Jolon".

António José Seguro afirmou que vê o interior como "uma oportunidade" e não "como um custo, como alguns o veem", lamentando que dois terços da população do país estejam no litoral.

À margem da apresentação, o líder socialista, recordou que, enquanto viveu na vila, foi preciso lutar por serviços públicos essenciais, como ter água 24 horas por dia, haver serviços médicos e de educação. "Conseguimos isso, mas hoje estamos a regressar a esses tempos. Há um recuo", lamentou.

António José Seguro sublinhou que "o que se exige para o interior são políticas públicas por um desenvolvimento mais harmonioso do país e que não se tratem, os portugueses que vivem no interior como portugueses de segunda".

O autor do livro foi chefe de redação no antigo jornal "A Verdade de Penamacor" do qual António José Seguro foi diretor.

O livro apresentado pelo secretário geral do PS, junta textos publicados ao longo de 40 anos por Jolon no Jornal do Fundão, e que retratam ofícios, figuras públicas, histórias e lendas, entre outros aspetos, da região da Beira Baixa. O autor promete continuar a escrever crónicas locais, porque, apesar da desertificação "ainda há matéria-prima. Cada vez menos, mas ainda há", estando já em preparação um segundo volume de histórias da região.
 

PUB

PUB

PUB

PUB