Castelo Branco: Feira dos Caracóis até dia 25 na Associação do Valongo

São 16 formas de confeccionar os caracóis, e caracoletas, a Feira do Caracol, está na Associação do Valongo até ao próximo dia 25. A iniciativa de Belmiro Domingos é única no país e no mundo, como o próprio gosta de referir.

  • Região
  • Publicado: 2011-09-20 12:27
  • Autor: Cristina Valente

São 16 formas de confeccionar os caracóis, e caracoletas, a Feira do Caracol, está na Associação do Valongo até ao próximo dia 25.

A iniciativa de Belmiro Domingos é única no país e no mundo, como o próprio gosta de referir. A feira do caracol percorre várias localidades de Portugal e Espanha, desde 2004, e todos os anos regressa a Cernache de Bonjardim, terra natal de Belmiro Domingos, onde de resto criou a confraria do caracol há cerca de 2 anos.

Em Castelo Branco está numa parceria com o empresário que tem a concessão do bar da Associação do Valongo “ é uma associação simpática, e de prestigio na cidade e na região, e que aceitou logo o desafio” diz Belmiro Domingos. O empresário disse ao Povo da Beira estar satisfeito com a parceria “tem vindo muita gente, e o espaço por vezes é pequeno, está a correr muito bem porque são pratos de facto com muita qualidade”.

Divulgar as muitas formas de confeccionar o caracol é o objectivo desta feira itinerante. Algumas das receitas são desconhecidas na região, mas Belmiro Domingos, diz que quem prova fica logo fã “quem prova uma feijoada de caracol, o caracol frito, ou com caril, fica deliciado”.

A maior parte das receitas são da autoria do próprio Belmiro, que adapta algumas já existentes, ao novo ingrediente “vou adaptando, e experimentando, neste momento está em estudo as ovas de caracol, é um prato que não é fácil fazer desta forma itinerante, porque é mais requintado”.

O segredos de todas as receitas é o ingrediente de qualidade “utilizo os caracóis de Marrocos, são mais consistentes, os portugueses partem muito a caracoleta já uso a portuguesa” outro dos segredos é a forma como é limpo o animal “a limpeza é fundamental, quando compro já vêem meio limpos, mas eu faço sempre questão de os limpar bem à minha maneira”.

PUB

PUB

PUB

PUB