Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: Aldeia 3D na Internet quer contrariar a desertificação

Valverde, no concelho do Fundão, é uma aldeia como tantas outras em Portugal, mas na Internet está ao nível de Lisboa ou outras capitais onde é possível visitar edifícios a três dimensões (3D), como quem paira sobre eles.

  • Região
  • Publicado: 2011-08-27 10:39
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Valverde, no concelho do Fundão, é uma aldeia como tantas outras em Portugal, mas na Internet está ao nível de Lisboa ou outras capitais onde é possível visitar edifícios a três dimensões (3D), como quem paira sobre eles.

Nuno Dias, 30 anos, modelador 3D e estudante de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI), acredita contrariar a desertificação ao erguer Valverde no Google Earth - aplicação onde é possível conhecer todo o planeta com imagens de satélite.

Montanhas, vales, arribas e outros detalhes do relevo da Terra são apresentados em 3D no Google Earth, menos as construções: “os edifícios têm que ser fotografados por alguém” que depois simula o imóvel num computador e o envia para Google.

É esse o trabalho que Nuno já fez ao património religioso de Valverde e outros edifícios como a casa museu da aldeia ou o pavilhão desportivo, com o objetivo de “promover a aldeia e mostrar como de pode dar mais visibilidade ao interior” usando as novas tecnologias.

Nuno Dias diz mesmo que Valverde é “a primeira aldeia de Portugal com os edifícios mais importantes em 3D”.

O Google Earth “é uma aplicação gratuita da maior empresa da atualidade na área da Internet” e com os edifícios em 3D “qualquer turista pode fazer uma visita prévia e definir roteiros”, destaca Nuno Dias.

Ou seja, aquilo que já aparecer em 3D “ganha vantagem” e aponta o exemplo de Marvão, vila cuja zona histórica está totalmente replicada a três dimensões no Google Earth, aliciando a uma visita real.

Nuno Dias acredita que “este é o futuro” e por isso, em tempo de crise, “estes projetos são dos melhores investimentos que uma autarquia ou até uma empresa pode fazer para ganhar visibilidade”.

Para cada edifício, tudo começa “com um levantamento fotográfico no local” de cada fachada do edifício.

Segue-se o tratamento de cada imagem numa aplicação de fotografia e é no programa Google SketchUp que os imóveis são construídos virtualmente e enviados para a Google para aprovação.

Geralmente, “desde que respeitem os critérios estabelecidos, ao fim de uma semana os edifícios ficam disponíveis para o mundo inteiro”.

Nuno Dias conta já com 16 edifícios disponibilizados na função de visão 3D de edifícios no Google Earth.

Para além de Valverde já colocou na Internet cinco castelos no concelho do Sabugal e acredita que a técnica pode ser “uma mais-vaia” para muito mais no interior do país.

Nuno Dias reside no Fundão e a ligação afetiva com Valverde levou-o a fazer a modelação dos edifícios, mas os amigos na aldeia já o veem a mostrar ao mundo outras atrações da região.

Para Rafael Rodrigues, “o Nuno pode fazer muitos por aldeias com mais potencial que Valverde, como Castelo Novo”, uma Aldeia Histórica na encosta sul da Serra da Gardunha.

“Tudo é importante para contrariar a desertificação”, destaca.

Jorge Craveiro, outro residente, confessa que “não percebia o que era o 3D”, mas depois de ver os imóveis reproduzidos ao pormenor decima das imagens de satélite da aldeia, “qualquer pessoa percebe que isto é uma mais-valia”.

PUB

PUB

PUB

PUB