Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Triplo A questiona "Afinal quem tem medo da verdade?"

A associação Triplo A - Associação Ambiental de Alcains, realizou no passado sábado uma sessão de esclarecimento sobre a possível instalação no concelho, perto de Alcains, de uma fábrica de bagaço.

  • Região
  • Publicado: 2014-09-23 06:52
  • Autor: Cristina Valente

A associação Triplo A - Associação Ambiental de Alcains, realizou no passado sábado uma sessão de esclarecimento sobre a possível instalação no concelho, perto de Alcains, de uma fábrica de bagaço.

O salão da Junta de Freguesia encheu, com os Alcainenses ansiosos, por ouvir respostas a algumas das suas dúvidas.

Manuel Peralta, Presidente da Assembleia Geral da Associação, considera a instalação da fábrica "um tsunami ambiental".

"A câmara Municipal, por unanimidade, decidiu oferecer um presente terrível à comunidade Alcainense" afirma Manuel Peralta.

A Associação convidou para estarem presentes nesta sessão a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e a Empresa Valamb Lda, nenhum dos três esteve presente, uma ausência que não agradou à Triplo A, "quem tem medo da verdade?" questiona Manuel Peralta.

Neste momento há um abaixo assinado, "já com 1.300 assinaturas" que vai ser "entregue àqueles que querem destruir a nossa qualidade de vida" informou Manuel Peralta.

O mesmo afirma que o problema, não é só de Alcains, porque vai chegar  também de outras localidades, "este problema vai chegar a Castelo Branco, a Caféde, Tinalhas. Em Ferreira do Alentejo, a Câmara de Beja, que fica a 50 quilometro, queixa-se dos maus cheiros por causa de uma industria do mesmo tipo".

A Triplo A convidou para participar na sessão o advogado Sérgio Passos, que vive em Condeixa-a-Nova e que deu o seu testemunho sobre a poluição sentida na vila, "é lixo que está a cair em cima da cabeça das pessoas, é óleo rançoso, é uma substancia mal cheirosa que poluiu e afeta a nossa vida". Sérgio Passos, deixou também criticas a várias entidades por causa da falta de legislação que deixa impunes este tipo de industrias.

Manuel Peralta adianta que se a Câmara Municipal "persistir no erro de adquirir, com os nossos impostos municipais, um terreno para oferecer à Valamb, a Triplo A vai proceder judicialmente ao abrigo da lei da ação e procedimento popular".

 

Vereadores do PSD presentes

Paulo Moradias e João Paulo Benquerenças, vereadores do PSD na Câmara de Castelo Branco, estiveram presentes na sessão de esclarecimento, para ouvir os intervenientes.

No entanto João Paulo Benquerença, quis esclarecer porque é que os vereadores social democratas votaram ao lado do PS por duas vezes nesta questão.

"No momento em que votámos favoravelmente, tanto na primeira, como na segunda vez, o que estávamos a votar era a autorização para a utilização de um terreno para uma possível instalação de uma empresa" acrescenta o vereador que por norma os vereadores social democratas estão sempre ao lado da criação de emprego, "muito mais de emprego nas freguesias, mas temos a noção exata que não é emprego a qualquer custo, por isso exigimos o estudo de impacto ambiental em relação a esta empresa" afirmou.

PUB

PUB

PUB

PUB