Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Penamacor : Secretário de Estado do Turismo vai estar na vila dia 8

O secretário de Estado do Turismo vem a Penamacor ver aquele que é considerado o maior madeiro de Natal do País.
Bernardo Luís Trindade aceitou o convite da Assembleia Municipal para nas terras do lince debater questões ligadas ao turismo.

  • Região
  • Publicado: 2010-11-30 23:13
  • Autor: Jaime Pires

O secretário de Estado do Turismo vem a Penamacor ver aquele que é considerado o maior madeiro de Natal do País.
Bernardo Luís Trindade aceitou o convite da Assembleia Municipal para nas terras do lince debater questões ligadas ao turismo. O painel de convidados tem provas dadas ligadas ao sector numa jornada de trabalho para apontar caminhos que possam tirar o concelho do esquecimento a que está votado.

No dia 8 de Dezembro, tradicionalmente marcado pela chegada do madeiro à sede de concelho, o cortejo onde os tractores substituíram os carros de bois vai ser observado pelos vários actores ligados ao turismo convidados para o colóquio. Da Naturtejo à Região da Serra da Estrela passando pelo Inatel, todos os especialistas do sector vão contar as experiências que estão a ser feitas em cada território.

O ponto de partida vai ser feito de Penamacor para descobrir que afinal há factores comuns entre todas as freguesias do concelho raiano e um desses factores está inteiramente ligado às tradições do Natal e em particular ao madeiro. Independente do tamanho, do esforço e dedicação dos populares e das horas que leva a arder em cada aldeia.

O financiamento ao investimento no turismo tem sido preconizado pelo Turismo de Portugal, uma estrutura pública que tem por missão promover a valorização e sustentabilidade da actividade turística nacional. Cabe igualmente ao Turismo de Portugal, onde está inserido o concelho de Penamacor através do “Centro de Portugal”, prestar apoio técnico e financeiro às entidades públicas e privadas do sector do turismo e ainda gerir os respectivos instrumentos de apoio financeiro ao investimento.

Num país de contrastes, o concelho de Penamacor apesar de ter potencialidades carece de oportunidades para que possa fazer uma aposta forte no turismo. Numa coisa todos estão de acordo, maiorias e oposições, políticos e empresários, o concelho tem um legado histórico de quem vive em vales e encostas, da Malcata à Estrela que abraçam o habitat único do Lince Ibérico.

O turismo é visto por muitos como a tábua de salvação, para desencravar os 555 quilómetros quadrados de território.

Os vários actores ligados ao turismo sabem que o trabalho diário é um exercício complicado, na medida em que surgem questões processuais que esbarram em impeditivos de ordem política. O secretário de Estado do Turismo lembra os apoios criados para projectos de natureza empresarial que assumem como prioridade a concretização dos objectivos do Plano Estratégico Nacional do Turismo.

Penamacor continua a não tirar partido de estar rodeada de aldeias históricas e a empresa municipal, com capitais públicos e privados que tanto se falou foi apenas mais um projecto que não avançou.

Na presença do governante a Assembleia Municipal de Penamacor quer salvaguardar o emblemático de tradições. O madeiro é uma dessas tradições que, com o abandono das populações podem vir a perder-se. António Cabanas, vereador na Câmara de Penamacor fez uma abordagem antropológica desta tradição. Referiu na altura que “o assunto não daria pano para as mangas”, contudo o sociólogo, soube ir muito para além da roupagem etnográfica do fenómeno.

A Região de Turismo da Serra da Estrela tem tido um papel preponderante na divulgação de Penamacor e integrou o concelho na Rota das Antigas Judiarias, dado que “o turismo cultural é a aposta da região ao mesmo tempo que vem homenagear o povo judaico”.

Na Rota judaica da Península Ibérica estão obrigatoriamente locais como Penamacor. A Região de Turismo deixa o grande desafio ao turista a percorrer estas localidades para ficar a conhecer a história judaica, dado que são referência das antigas comunidades sefarditas. Percorrer a Rota das Judiarias é reviver um passado antiquíssimo e a passagem por Penamacor implica necessariamente uma referência a António Ribeiro Sanches., nascido em Penamacor.

No próximo dia 8 de Dezembro mais que descobrir Portugal, um país que vale por mil importa trazer o turista a descobrir as terras do lince.

PUB

PUB

PUB

PUB