Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Livro conta história da cidade e levanta algumas questões

Foi apresentado no sábado passado, dia 31, o livro de António Pires Nunes, "Castelo Branco das origens à atualidade", um lançamento integrado nas comemorações do Foral de Castelo Branco.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-11-03 06:15
  • Autor: Cristina Valente

Foi apresentado no sábado passado, dia 31, o livro de António Pires Nunes, "Castelo Branco das origens à atualidade", um lançamento integrado nas comemorações do Foral de Castelo Branco.

Atividades promovidas pela Junta de freguesia às quais se associaram muitos albicastrenses.

Durante a manhã decorreu a caminhada, organizada pelo "Grupo Peregrinos de Maria", que reuniu cerca de meia centena de caminheiros e uniu algumas das Capelas da cidade, ao longo da tarde, no recinto da Sr.ª da Mércoles  foi possível assistir-se a algumas atividades medievais.

Na cerimónia de apresentação do livro, Luís Correia, autarca albicastrense, considerou o livro lançado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, mais um documento importante para a autoestima dos albicastrenses, "vamos honrar a nossa história e reforçar o sentido do nosso passado, que é sempre importante para todos nós" afirmou o autarca.

Jorge Neves, Presidente da Junta de Freguesia lembrou que este livro nasceu com a realização no ano passado da palestra comemorativa do VIII Centenário da atribuição do primeiro Foral a Castelo Branco. No final da palestra ficou patente a necessidade de passar a informação histórica recolhida a livro.

"Este é um bom livro, tem todo o direito de ser escrito numa interpretação subjetiva, muito própria que acreditamos possa vir a contribuir para aprofundar a história da nossa cidade" afirmou Jorge Neves.

Ao autor, a Junta de freguesia deu a liberdade necessária para que a obra nascesse com toda a qualidade desejada. O livro destina-se a um universo alargado de público e passa em revista o que foram séculos de história da cidade.

Na obra o autor levanta questões pertinentes, como a origem do nome da cidade e aquele que considera ser o "pai" da cidade e que não tem sido reconhecido como tal.

"Na minha opinião há que alterar a placa que está ao fundo do Miradouro, com o nome de Fernando Sanches, e reforçar a placa que se encontra com o nome de Pedro Alvito, porque o Pedro Alvito é que é o pai da nossa cidade. Isto é importante que se faça, porque estes erros arrastam-se e as gerações vindouras repetem-nos" diz António Pires Nunes. Questões que ficam em aberto neste livro lançado pela junta de freguesia, "Castelo Branco das origens à atualidade"

PUB

PUB

PUB

PUB