Fundão: Congresso “A Misericórdia do Fundão: 500 anos de Solidariedade”

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão em colaboração com a Universidade da Beira Interior vai realizar este fim de semana o Congresso “A Misericórdia do Fundão: 500 anos de Solidariedade”. 

  • Região
  • Publicado: 2017-03-02 14:38
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão em colaboração com a Universidade da Beira Interior vai realizar este fim de semana o Congresso “A Misericórdia do Fundão: 500 anos de Solidariedade”. 

O encontro que terá lugar no auditório da Santa Casa da Misericórdia do Fundão destina-se a historiadores, investigadores e estudantes de história. Os trabalhos poderão ainda acompanhados, mediante inscrição, por professores de História, Artes Visuais e Religião e Moral pois o congresso está em processo de acreditação pelo Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior. 

O encontro permitirá dar a conhecer trabalhos de natureza histórica e académica num congresso em que os painéis serão :Fundão antes e depois da Misericórdia; Misericórdias e Imaginários; Dinâmicas Eclesiais e Misericórdias; Saúde e Misericórdias; Portugalidade, Lusofonia e Misericórdia. Atendendo à relevância e riqueza do encontro a organização do congresso constituiu uma Comissão Cientí­ca composta por Manuela Mendonça – presidente da Academia Portuguesa da História, Vítor Serrão – historiador e professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e António Santos Pereira professor catedrático na Universidade da Beira Interior e diretor do Museu de Lanifícios da Beira Interior. 

A sessão de abertura, sexta-feira, às 10.30 horas, contará com a presença de Manuela Mendonça – presidente da Academia Portuguesa da História, Manuel de Lemos – presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Felício – Bispo da Diocese da Guarda, António Fidalgo – reitor da Universidade da Beira Interior, Paulo Fernandes – presidente da Câmara Municipal do Fundão e Jorge Gaspar- provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.

Logo depois terá lugar a conferência inaugural do congresso que será proferia pelo professor catedrático na Universidade da Beira Interior António Santos Pereira e que será subordinada ao tema “Em nome da vida a Santa Casa da Misericórdia do Fundão”.

 

 

PUB

PUB

PUB

PUB