Castelo Branco: Vida de D. Pedro Álvares Alvito tema de palestra em Caféde

A Cooperativa Pinacoteca e a Associação Raia Gerações organizaram no domingo passado, 30 de Novembro, uma palestra subordinada ao tema “Dom Pedro Álvares Alvito – Mestre Templário dos Reinos de Portugal, Leão e Castela – Século XIII”, na sede da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa (ADCR) de Caféde. 

  • Cultura
  • Publicado: 2025-12-02 07:14
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O orador convidado foi o investigador, historiador, professor e responsável da Associação Outrem, José Carlos Duarte Moura.

Na Mesa esteve o orador, o Presidente da Cooperativa Pinacoteca, José Barata de Castilho (professor catedrático, Grande Oficial da Instrução) e o representante da Associação Raia Gerações, Luís Duque-Vieira, também estiveram presentes por parte da Direcção da ADCR de Caféde: Cecília Rodrigues e Maria do Carmo Prata Duarte. .Neste evento estiveram pessoas de Caféde, Póvoa de Rio de Moinhos, Castelo Branco e São Vicente da Beira.

A História é uma ciência social, dentro da temática Templária, têm-se realizado novas descobertas, como recentemente, o povoamento dos Templários em terras de Portugal (Condado Portucalense), que a primeira sede foi em Braga e só depois na Fonte da Arcada, Soure, Santarém, tomar e Castelo Branco. 

Em Castelo Branco, sexta sede Templária no Reino de Portugal, também foi sede dos Reinos de Leão e Castelo durante um Século, local onde se realizaram o maior número de Capítulos da Ordem do Templo.

O Castelo de Castelo Branco tem semelhanças com um castelo construído na Síria chamado Chatel Blanc, assim como a sua fortaleza, dai a origem do nome da actual cidade de Castelo Branco (vila em 1214 e cidade em 1771).

O Mestre Dom Pedro Álvares Alvito, foi importante para a aldeia de Caféde, lugar protegido pelos Cavaleiros Templários, onde estes recebiam um tributo anual em géneros, tal como nos lugares de Lousa, Alto da Lousa, Escalos de Cima, Escalos de Baixo, Mata e Lardosa. Também foi o responsável do I Foral de Castelo Branco em 1214, ano que Castelo Branco passou a ser vila e sede de concelho.

Pedro Álvares Alvito, anteriormente Pedro Álvares, nasceu em Santarém, filho de moçárabes, que se tornou Cavaleiro Templário aos 17 anos, e depois Mestre Templário dos Reinos de Portugal, Leão e Castela. Participou na Conquista de Alcácer do Sal. Numa operação militar, organizada por si, resgatou escravos prisioneiros de mouros que trabalhavam nas minas subterrâneas de Alvito (Alentejo), e assim foi conhecido como Mestre Pedro Alvito. 

O Mestre Dom Pedro Álvares Alvito, foi Mestre dos três Reinos Ibéricos durante sete anos. Devido à sua condição humilde e honesta resolveu voltar a ser apenas Cavaleiro e ficou por Castelo Branco, faleceu em Naves de Tolosa (actual Espanha) e está sepultado na Igreja de Santa Maria do Olival em Tomar.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB