Leonor Crucho é uma estudante da Universidade da Beira Interior (UBI) e está a desenvolver um estudo sobre o desenvolvimento motor das crianças de hoje, comparando-o com o de gerações anteriores. O objetivo é perceber se as crianças atuais apresentam diferentes níveis de destreza, coordenação e agilidade face ao passado.
O estudo irá envolver várias escolas, com crianças entre os 7 e os 13 anos, através de tarefas práticas que avaliam coordenação, equilíbrio e agilidade. Pretendo, com os resultados, ajudar a compreender como as mudanças no estilo de vida podem influenciar o desenvolvimento infantil.
Leonor Crucho acredita que este trabalho merece ser divulgado e incentiva “os jovens albicastrenses que têm valor, determinação e ambição. Faço questão de mostrar que aqui também se produz investigação séria e com potencial. Não estamos isolados nem limitados. Somos capazes de pensar, criar e inovar” afirma a estudante.
“Afirmo-me como uma jovem determinada e com vontade de mostrar aquilo que a nossa terra tem de melhor. Vamos juntos divulgar este estudo e levá-lo mais longe. Ele tem potencial para chegar a nível nacional e até internacional”, pede ao público leitor da sua geração Leonor Crucho.
De referir que foi neste panorama que no âmbito das atividades de investigação académica e do incentivo ao conhecimento, a UBI é consequência de trabalho para o Planeamento Regional da Cova da Beira, que surgiu a ideia de criar na região uma instituição de ensino superior, de forma a facultar aos naturais do distrito de Castelo Branco a possibilidade de prosseguirem os estudos pós-secundários sem que, para isso, tivessem de se deslocar para outros pontos do país, a maioria das vezes a título definitivo.
Criada em 1986, a UBI acolhe hoje mais de 8 mil alunos, distribuídos por cinco faculdades – Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Engenharia – com uma oferta formativa adequada a Bolonha e estruturas laboratoriais e de investigação de apoio ao ensino e com fortes ligações à sociedade e ao mundo empresarial.
Atualmente, a Universidade da Beira Interior é uma das academias portuguesas em evidente expansão, alcançando o estatuto de academia que recebe alunos de todas as regiões do país, a que se juntam estudantes internacionais de dezenas de nacionalidades, nomeadamente dos países lusófonos e da América Latina.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet