Fundão: Exposição “Arturo Lema: Cenógrafo de Sonhos. Pintor de Pequenos Mundos” na Moagem

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020, às quais o Museu Arqueológico do Fundão se associou e que têm por tema na presente edição “Património e Educação”, o Município do Fundão irá promover, no dia 26 de setembro, sábado, às 16h00, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, a inauguração da exposição “Arturo Lema: Cenógrafo de Sonhos. Pintor de Pequenos Mundos”.

  • Cultura
  • Publicado: 2020-09-24 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a mostra reúne as obras conhecidas deste esquecido artista nascido na Corunha, em 1874, e falecido no Fundão, em 1956. Fixou residência no Fundão em 1917 e aí desenvolveu trabalhos na área da cenografia, do desenho, da arquitetura e da pintura.

Arturo Lema é o autor dos caixotões pintados da capela mor da Igreja Matriz do Fundão e dos murais historicistas que cobrem as paredes da eclética “Casa do Castelo”. Durante muitos anos, alguns dos cenários que pintou para peças teatrais locais decoraram o Café Monumental, um dos principais espaços de sociabilidade do Fundão, nas décadas de 40 e 50 do século passado.

Segundo o escritor Fernando Paulouro, o pintor “viera de Madrid, no começo do século, por cá ficou e fez família. Gostou da terra e da gente. (…) Olhava os verdes da Gardunha e deslumbrava-se com o seu cromatismo outonal. Queria levar tudo isso para as suas telas. Mas a arte, e a pintura especialmente, não faziam então – como hoje ainda não fazem – parte do quotidiano. Viver da pintura era condenação à miséria, angústia anunciada para o almoço e para o jantar. D. Arturo Lema inventava suplementos de alma”.

A exposição pretende religar a personalidade à memória coletiva da cidade e apresenta obras dos géneros que mais cultivou: a paisagem e o retrato que espelham o espaço natural e social do Fundão da época.

Devido aos constrangimentos causados pelo surto de COVID-19, a visita irá obedecer ao uso obrigatório de máscaras, à higienização de mãos e à limitação de acessos à sala.

Em data a anunciar será realizada uma conversa aberta online sobre a vida e a obra do pintor e o lançamento do catálogo da mostra. A exibição de um documentário sobre a “Casa do Castelo” e o passeio pedestre “Paisagem e Lendas: As Telas Vivas de Arturo Lema”, que irá percorrer alguns locais do imaginário pictórico do malogrado pintor galego-fundanense, completarão o programa associado à exposição.

A exposição “Arturo Lema: Cenógrafo de Sonhos. Pintor de Pequenos Mundos” estará patente até dia 20 de dezembro e a entrada terá o custo de um euro. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h00.

PUB

PUB

PUB

PUB