Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Póvoa de Rio de Moinhos: Tradição cumpre-se com a Feira Anual

No passado dia 14 de outubro decorreu a Feira Anual no Largo da Devesa, em Póvoa de Rio de Moinhos. Com aproximadamente 100 anos de existência, esta feira franca realizada no segundo domingo de outubro era especialmente aguardada pelos Povoenses, para adquirirem os panais da apanha da azeitona, as escadas de madeira e outras ferramentas agrícolas.

  • Região
  • Publicado: 2018-10-16 06:13
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No passado dia 14 de outubro decorreu a Feira Anual no Largo da Devesa, em Póvoa de Rio de Moinhos. Com aproximadamente 100 anos de existência, esta feira franca realizada no segundo domingo de outubro era especialmente aguardada pelos Povoenses, para adquirirem os panais da apanha da azeitona, as escadas de madeira e outras ferramentas agrícolas. Os feirantes encantavam igualmente os fregueses com as últimas novidades em vestuário e calçado. 

Hoje em dia, a oferta diversificou-se e os feirantes acompanham os tempos da modernidade. No sentido de dinamizar este evento anual, a União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde promoveu algumas iniciativas que animaram os habitantes das nossas aldeias e de outras que todos os anos nos visitam. 

O dia iniciou-se com a III Caminhada de Outono organizada pela Associação Pró-Desenvolvimento Póvoa e Caféde. A atividade física ficou encerrada com uma animada aula de zumba proporcionada pela União de Freguesias.

Ainda antes da hora de almoço inaugurou-se um Concurso/ Prova de jeropigas, igualmente promovido pela União de Freguesias, onde se exibiram os bons néctares dos produtores de jeropiga da Póvoa de Rio de Moinhos e de Caféde. Os vencedores foram apurados com a votação de uma centena de provadores exigentes e receberam um troféu entre outras recompensas. Os votantes foram igualmente recompensados com um sorteio que ditou a atribuição de um presente gourmet.

A tarde foi animada por um grupo de concertinas, que proporcionou um pezinho de dança. 

A União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde agradece aos produtores de jeropiga a sua boa vontade, aos provadores e votantes e a todos quantos visitaram a nossa Feira Anual.

PUB

PUB

PUB

PUB