Hortense Martins assinala Dia mundial do Turismo no Parlamento

No dia 27 de setembro celebrou-se o dia mundial de Turismo, o que foi assinalado pela deputada do PS, eleita pelo distrito de Castelo Branco,Hortense Martins, na Assembleia da República, no debate em plenário na passada sexta-feira que teve como mote a sustentabilidade do turismo e como exemplos o ecoturismo e o desenvolvimento do astro-turismo.

  • País
  • Publicado: 2018-10-09 07:00
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No dia 27 de setembro celebrou-se o dia mundial de Turismo, o que foi assinalado pela deputada do PS, eleita pelo distrito de Castelo Branco,Hortense Martins, na Assembleia da República, no debate em plenário na passada sexta-feira que teve como mote a sustentabilidade do turismo e como exemplos o ecoturismo e o desenvolvimento do astro-turismo.

“A sustentabilidade da atividade turística é uma das principais preocupações do atual Governo, estando espelhada na Estratégia Turismo 2027, aprovada em Conselho de Ministros”, que prevê metas de sustentabilidade social e ambiental para além dos objetivos da sustentabilidade económica, reforçou a socialista, no Parlamento.

Os objetivos estão definidos: diminuir o índice de sazonalidade, assegurar que a atividade turística tem um impacto positivo nas populações residentes e incrementar os níveis de eficiência energética, de gestão racional da água e da gestão eficiente dos resíduos. O que acresce aos objetivos económicos (ao nível das dormidas, 80 milhões, e de 26 mil milhões de receita) e aos objetivos sociais de valorização das pessoas que trabalham na área, realçando a importância do emprego gerado. Muito trabalhado tem sido feito neste âmbito por parte do setor e a consciência da sustentabilidade da atividade turística está bem presente, quer nos agentes do setor, nos trabalhadores, quer nas políticas públicas e governamentais.

Hortense Martins considerou que o projeto de lei do PEV sobre a promoção e desenvolvimento do ecoturismo deve ser debatido na especialidade, por se tratar de uma importante matéria que tem de ser aprofundada. Já quanto ao projeto de resolução do CDS, que recomenda ao Governo que avalie a possibilidade de criação de mecanismos de incentivo à implementação de projetos de astro-turismo nas regiões do interior de Portugal, sublinhou tratar-se de um segmento do turismo que já está incluído na estratégia do Executivo. Aliás, os dois segmentos em discussão estão comtemplados na Estratégia Nacional de Turismo aprovada, que já está a ser implementada.

Ora, a sustentabilidade mencionada nestes projetos, que se referem a alguns segmentos de turismo, tem extrema importância, porque alude ao “desenvolvimento ao nível de todo o território nacional”, ou seja, trata-se do “grande potencial que o turismo encerra ao nível do seu desenvolvimento local”, explicou a parlamentar eleita pelo distrito de Castelo Branco.

“O Governo já tem, a esse nível, medidas concretas para o desenvolvimento do turismo no interior”, apontou Hortense Martins, que admitiu, no entanto, que é “necessário continuar a fazer mais”. A socialista assinalou as medidas relacionadas “com a dinamização dos ativos estratégicos nos territórios de baixa densidade” e lembrou que ainda na semana passada a Secretaria de Estado do Ambiente anunciou um investimento de 300 mil euros para a valorização ambiental no Parque Natural do Tejo Internacional, no distrito de Castelo Branco.

Recorde-se ainda que foram lançados 25 milhões para apoiar o turismo no interior do país através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, o que é importante pelo seu papel na coesão económica e social do território, contribuindo para a contínua qualificação dos destinos. Atividades como a valorização ou o incremento da oferta de Cycling and Walking são abrangidas por estes apoios, no sentido de se contribuir para o reforço do posicionamento de Portugal como destino competitivo nestas áreas e segmentos, ao nível internacional.

PUB

PUB

PUB

PUB