Castelo Branco: Museu Cargaleiro comemora 12 anos

O Museu Cargaleiro irá celebrar no próximo sábado, dia 9 de setembro, doze anos de existência, promovendo a realização de duas visitas orientadas, agendadas para as 11h00 e as 15h00, mediante marcação prévia. 

  • Cultura
  • Publicado: 2017-09-08 09:11
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Museu Cargaleiro irá celebrar no próximo sábado, dia 9 de setembro, doze anos de existência, promovendo a realização de duas visitas orientadas, agendadas para as 11h00 e as 15h00, mediante marcação prévia.

A comemoração será promovida pelo Serviço Educativo que desenvolverá atividades de complemento às visitas no museu, com materiais de apoio que estarão disponíveis durante todo o dia.

O Museu Cargaleiro abriu ao público em 2005 ocupando o edifício histórico do Séc. XVIII, sito na Rua dos Cavaleiros, revelando a importância patrimonial do espaço que se encontra no coração da zona histórica de Castelo Branco. O prestígio deste espaço museológico assume a sua notoriedade com o espólio ímpar que apresenta – obras da Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro.

No dia 10 de junho de 2011, inserido no âmbito das "Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", foi inaugurado o novo edifício contemporâneo, ampliando o conhecimento do espólio, com a exposição intitulada "Manuel Cargaleiro - Vida e Obra".

A 20 de março de 2017, por ocasião do 90.º aniversário do Mestre Cargaleiro e do 246º aniversário da elevação de Castelo Branco a cidade, foi descerrada a placa toponímica da Praça Manuel Cargaleiro, junto ao Museu Cargaleiro. Seguiu-se a inauguração da mais recente exposição, no museu, intitulada "Cargaleiro e Amigos", que apresenta 54 obras de 37 artistas nacionais e estrangeiros, numa multiplicidade das diversas produções artísticas que se interligam através do círculo de amigos de Manuel Cargaleiro.

Para mais informações e inscrições deverá contactar o Serviço Educativo da Fundação Manuel Cargaleiro através do telefone 272 337 394 ou do email museucargaleiro.cb@mail.telepac.pt .

PUB

PUB

PUB

PUB