Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Museu do Têxtil é inaugurado no próximo sábado

A Câmara Municipal de Castelo Branco vai inaugurar no próximo sábado, dia 29, o Museu do Têxtil, na antiga fábrica da Corga nos Cebolais.

  • Região
  • Publicado: 2017-07-26 07:22
  • Autor: Cristina Valente

A Câmara Municipal de Castelo Branco vai inaugurar no próximo sábado, dia 29, o Museu do Têxtil, na antiga fábrica da Corga nos Cebolais.

O novo espaço, resulta da requalificação da antiga fábrica e assume o propósito de preservar a história dos lanifícios na freguesia de Cebolais de Cima/Retaxo. 

Para o presidente da Câmara Municipal Luís Correia esta é uma obra muito importante em termos de inovação, valorização histórica e integração social. As antigas máquinas vão funcionar e permitir a recuperação da memória coletiva.

"Este é mais um espaço que integra a rede de museus do concelho, que acreditamos servirá de alavanca para a promoção turística. Este Museu tem a particularidade de vir no futuro a ser motor de desenvolvimento da freguesia onde está implementado" afirmou o autarca Luís Correia.

O autarca explica que o espaço museológico vai estar aberto a projetos que dirigidos à população, que dessa forma pode reviver a industria que foi tão importante para a freguesia.

"É também um espaço que vai estar aberto a projetos na área do artesanato, ligado ao têxtil" o autarca acredita que será também um polo de desenvolvimento económico.

Este “vai ser um museu vivo, que preservará a memória da indústria e onde será possível revisitar a sua história”, afirma Luís Correia. 

A Fábrica da Corga, onde era feita a fiação e tecelagem de lãs, cessou atividade nos anos 90. Em 2014 foi comprada pela Câmara para fazer dela um museu. Depois de efetuar a compra, foi contratada uma empresa especializada na recuperação dos equipamentos industriais para fazer da Corga, mais do que um museu de lanifícios, um “museu vivo” em laboração onde se recupera toda a longa e rica história de Cebolais de Cima e Retaxo.  

O novo Museu dará aos seus visitantes todas as explicações sobre a história dos lanifícios naquela união de freguesias, bem como dos equipamentos existentes. 

Apesar de ser oficialmente inaugurado dia 29, o museu só estará aberto a todo o publico em setembro, já que durante o mês de agosto, estará apenas disponível para ser visitado pela população dos Cebolais e Retaxo e emigrantes dessas localidades.

 

PUB

PUB

PUB

PUB