Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Joaquim Franco em exposição e residência artística no CCR

A exposição Franco | Obra Abstrata está patente no Centro Cultural Raiano (CCR) , em Idanha-a-Nova, até ao próximo dia 9 de abril.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-03-30 07:33
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A exposição Franco | Obra Abstrata está patente no Centro Cultural Raiano (CCR) , em Idanha-a-Nova, até ao próximo dia 9 de abril.

Residente em Macau há quase 30 anos, Joaquim Franco iniciou, na década de 70, a sua formação na Sociedade Nacional de Belas Artes. Ao longo do tempo, os seus trabalhos integraram diversas exposições individuais e coletivas na RAE de Macau, na RP China, em Portugal, Espanha, França, Brasil, Holanda, Japão, Filipinas e Colômbia.

Foi curador e comissário de inúmeras exposições, tendo orientado vários workshops de Arte e de Terapia pela Arte. Neste contexto, colaborou com várias instituições e museus, tais como a Universidade de Macau, o MAM – Museu de Arte de Macau, a Asia Foundation, nas Filipinas, entre outros projetos que o artista desenvolveu também na Tailândia, no Brasil e na Colômbia.

Em 2015 concebeu e pintou quatro painéis para a Zona Vip / Supreme do Casino MGM Macau. Nesse mesmo ano, desenvolveu na Colômbia, um trabalho artístico em homenagem às mulheres que sofrem de cancro de mama e útero que doou à Fundação Solo Amor y Arte.

As obras de Franco integram inúmeras coleções privadas e institucionais em países como a RAE Macau, Portugal, a RP da China, França, Filipinas, Tailândia, Holanda, Brasil, Japão, Colômbia, e Estados Unidos entre outros.

Com um longo percurso entre o figurativo e o abstrato, Franco encontra-se, atualmente, em residência artística no Centro Cultural Raiano.

"Expressões Plásticas" é o nome do workshop que, desde o dia 22 de março, já levou este artista às freguesias de Toulões, Idanha-a-Nova e Penha Garcia, numa iniciativa que resulta de uma parceria entre o Centro Cultural Raiano e a Universidade Sénior de Idanha-a-Nova.

Nos dias 5, 6 e 7 de abril, Franco apresenta em Idanha-a-Nova e Penha Garcia “Um Mundo Às Cores”, numa série de workshops vocacionados para público infantil.

PUB

PUB

PUB

PUB