Cultura

Proença-a-Nova: Viaduto do Parque Urbano ganha nova imagem

Diario Digital Castelo Branco | 2017-07-15 08:07:00

A flor da esteva é o elemento que mais salta à vista no painel localizado no viaduto junto à Escola Pedro da Fonseca e que liga o Parque Urbano ao Jardim de Santa Margarida.

Este espaço ganhou um novo colorido, transformando-se numa janela para os elementos mais emblemáticos do concelho. Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso são os autores dos painéis que estão a ser pintados nas paredes do viaduto, numa história que tem vários capítulos. “Começamos pela esteva, viajamos pelo olival, pelas montanhas, respiramos o ar dos eucaliptos, dos sobreiros e dos pinheiros. Por fim, temos a representação da energia eólica que também já caracteriza a paisagem do concelho. A inspiração é obviamente a natureza e embora cada um tenha a sua técnica individual, este painel reflete uma forma de combinarmos os dois as nossas técnicas”, explica em nota de imprensa Cavalheiro Cardoso.

Este é o resultado da observação dos detalhes da natureza, daquilo que habitualmente “passa despercebido”, “dos pormenores, dos contrastes, das cores, até da silhueta dos próprios elementos naturais”, explica Sílvia Mathys, uma linha artística que transmite a sua arte inspirada nas descobertas que vão fazendo nos passeios pelo concelho.

“Quanta beleza conseguimos ver em pequeninas coisas”, acrescenta a pintora. E se de um lado temos a representação dos elementos naturais, do lado oposto vamos encontrar algum do património de Proença-a-Nova: o xisto e a ponte do Malhadal combinados com os pinheiros e as vinhas.

Em parceira com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova e o Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, os dois artistas ofereceram o trabalho o que, nas palavras de ambos, é uma forma de promover o concelho, ao mesmo tempo que também mostram a sua obra e a eternizam. Entre os trabalhos idênticos a este já realizados encontram-se os murais junto à Igreja Matriz de Proença-a-Nova, no Lar de Terceira Idade de Sobreira Formosa ou no interior da Capela da Sarzedinha.

Dedicados integralmente à arte desde o início do ano, o casal inaugurou uma exposição em janeiro que mostra “Um Olhar Atento” e “Retrato de Emoções” e que esteve patente na Galeria Municipal até 7 de fevereiro. Para já pretendem levar a mesma exposição, mas com alguns quadros novos, a Castelo Branco, local onde também já expuseram. Para o futuro pretendem continuar dedicados à sua paixão, a pintura artística, estando abertos a novos desafios como este e não só.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2017
Desenvolvido por citricweb.pt