Fundão com viagem inaugural da carruagem Eugénio de Andrade e inauguração da sua "Casa da Poesia"

O Município do Fundão, em colaboração com a CP – Comboios de Portugal, vaai inaugurar, no próximo domingo, dia 2 de julho, a carruagem "Eugénio de Andrade". A viagem inaugural irá decorrer entre Lisboa e a Covilhã, tendo início na estação de Santa Apolónia às 08.15 horas.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-06-27 10:18
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Município do Fundão, em colaboração com a CP – Comboios de Portugal, vaai inaugurar, no próximo domingo, dia 2 de julho, a carruagem "Eugénio de Andrade". A viagem inaugural irá decorrer entre Lisboa e a Covilhã, tendo início na estação de Santa Apolónia às 08.15 horas.

Os passageiros que escolherem esta carruagem terão a oportunidade de entrar em contacto com a obra poética de um dos autores mais relevantes da poesia portuguesa do século XX, nascido em 1923 na Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão.

O itinerário segue a centenária Linha da Beira Baixa, ao longo do rio Tejo e que, a partir de Castelo Branco, percorre as paisagens da infância de Eugénio de Andrade, que se desenvolveu no sopé da serra da Gardunha.

A iniciativa está integrada nas atividades associadas à inauguração da "Casa da Poesia Eugénio de Andrade", que ocupa o edifício da antiga escola primária da Póvoa de Atalaia, onde se apresentam diversas facetas da vida e da criação do poeta.

Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, para o Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, "esta carruagem é um extraordinário veículo de reorientação para o território poético beirão que teve em Eugénio de Andrade um dos seus tradutores mais sublimes. A carruagem é um instrumento de promoção turística muito interessante e ajuda a reequilibrar o centro e as periferias do território português. O Tejo, a Gardunha e a Estrela são algumas das nossas matrizes identitárias que a poesia de Eugénio de Andrade discorreu".

A vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira, realça que "a carruagem Eugénio de Andrade reforça o valor turístico desta linha ferroviária e é um produto diferenciador da nossa região, da nossa cultura e dos nossos produtos".

A iniciativa "Eugénio de Andrade: Territórios da Poesia", da qual faz parte a viagem inaugural da carruagem "Eugénio de Andrade" irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

8.15h     Embarque dos passageiros na carruagem Eugénio de Andrade com destino a Castelo Novo – Estação de Santa Apolónia (Lisboa)

10.15h   Embarque em autocarro dos convidados com destino a Castelo Branco, onde irão entrar na carruagem Eugénio de Andrade – Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade (Fundão)

11.00h   Chegada da carruagem Eugénio de Andrade a Castelo Branco

              Assinatura do protocolo entre o Município do Fundão e a CP

11.30h   Chegada à estação de Castelo Novo

              Momento musical pela Banda Filarmónica de Silvares. Transporte para a Póvoa de Atalaia

11.45h   Chegada à Póvoa de Atalaia

              Requalificação do Jardim "Lugar de Casa"

              Inauguração do "Caminho Eugénio de Andrade"

              Inauguração da "Casa da Poesia de Eugénio de Andrade

              Intervenções

13.00h   Almoço

14.00h   Concerto evocativo pela Banda Filarmónica de Silvares

15.00h   Apresentação do filme "Eugénio de Andrade: Coração habitado", pelo Professor Doutor Arnaldo Saraiva

16.00h   Apresentação/lançamento do chocolate "Eugénio de Andrade" (Casa da Poesia Eugénio de Andrade).

 

Para acreditação na viagem de comboio desde Lisboa ou de Castelo Branco deverá utilizar os contactos imprensa@cm-fundao.pt ou o contacto 925 653 653.

 

PUB

PUB

PUB

PUB