Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco presente em duas competições dos Special Olympics

O Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco participou no passado mês de novembro em duas competições do calendário dos Special Olympics.

  • Desporto
  • Publicado: 2018-12-07 05:34
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco participou no passado mês de novembro em duas competições do calendário dos Special Olympics.

Na primeira competição os atletas albicastrenses deslocaram-se a Lisboa (Ajuda), para disputar o 8º Torneio de Ténis de Mesa Special Olympics Portugal. Este evento foi organizado pela Fundação Liga em parceria com os Special Olympics Portugal, e estiveram presentes no evento cerca de três dezenas de atletas. A comitiva albicastrense foi composta pelos atletas: Jorge Mendes, João Gomes, Noel Gonçalves, Guilherme Morão, José Sanches e João Diogo.

A nível classificativo, os atletas Jorge Mendes, Noel Gonçalves e Guilherme Morão alcançaram o lugar mais alto do pódio no seu nível competitivo. De salientar, que os atletas José Sanches e João Gomes abrilhantaram a sua prestação obtendo um 2º lugar, enquanto que o atleta João Diogo fico com um honroso 3º lugar.

A comitiva albicastrense ainda se descolou à cidade da Covilhã para participar nos 6º Jogos de Inverno Special Olympics Portugal, iniciativa organizada pela APPACDM Local, que contou com a presença de 120 atletas provenientes de todo o país. A participação nesta prova foi efetuada nas modalidades de Ténis de Mesa, Futebol Unified e Natação.

Relativamente às classificações, no ténis de mesa o atleta João Gomes venceu a sua categoria, enquanto Micael Justiça e Miguel Rapoula conquistaram a medalha de prata. Quanto ao atleta João Carlos conseguiu um honroso 3º lugar. Já na modalidade de natação, a atleta Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e livres. Os atletas João Gil (25m costas) conseguiu um brilhante 5º lugar, Miguel Rapoula (50m e 100m livres) alcançou um 5º e 3º lugar respetivamente, e Anabela Antunes (25m livres e 25m costas) classificou-se em 5º lugar em ambas as provas. A estafeta albicastrense conseguiu atingir um brilhante 4º lugar. De salientar que no Futsal Unified (integra a equipa um parceiro sem condição de deficiência) ficou pela fase de grupos.

Em termos organizativos, ambas as competições desenrolaram-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

De salientar que tecnicamente a comitiva foi acompanhada por Raquel Correia (psicóloga clinica), José Salavessa (monitor) e Pedro Pires (Técnico de Desporto Adaptado).

Os eventos foram pautados pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

PUB

PUB

PUB

PUB