Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Mundial de Enduro regressa no início de Maio

A cidade de Castelo Branco volta a ser, entre os dias 4 e 6 do próximo mês, a capital mundial do enduro. Depois de no ano passado, os melhores pilotos da especialidade terem competido na capital da Beira Baixa, a elite volta à região para discutir as melhores posições na terceira ronda do campeonato do mundo da modalidade.

  • Desporto
  • Publicado: 2018-04-20 07:20
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A cidade de Castelo Branco volta a ser, entre os dias 4 e 6 do próximo mês, a capital mundial do enduro. Depois de no ano passado, os melhores pilotos da especialidade terem competido na capital da Beira Baixa, a elite volta à região para discutir as melhores posições na terceira ronda do campeonato do mundo da modalidade.

A excelência da organização da Escuderia Castelo Branco resultou na distinção da prova de 2017 como a melhor da temporada. Os níveis estão, por isso, muito altos e a equipa liderada por António Sequeira tudo fará para que o Alegro Enduro de Castelo Branco seja, uma vez mais, referência. A grande questão está em saber quem sucederá a Nathan Watson e Steve Holcombe como reis da modalidade na cidade albicastrense.

Para já, a Escuderia Castelo Branco estima receber cerca de uma centena de pilotos e equipas. Entre estes estão os melhores e habitués do campeonato do mundo, seja em que categoria for, como alguns outsiders e participantes portugueses que têm, assim, a oportunidade de rivalizar com a elite mundial. Como incentivo, os pilotos nacionais não pagam inscrição.

A nível competitivo, a Escuderia Castelo Branco vai manter a estrutura bem-sucedida que implementou em 2017, mas com uma novidade. A Super Test, prova que congrega um pouco dos três desafios que formam as provas de enduro – Cross Test, Extreme Test e Enduro Test – vai realizar-se nos três dias de competição e não apenas no primeiro. Será uma forma espectacular de terminar cada jornada do Alegro Enduro de Castelo Branco.

O Alegro Enduro de Castelo Branco foi um excelente projecto que tivemos em 2017 e procurámos, para este ano, manter o que resultou e optimizar os pontos mais bem-sucedidos. É por isso que, a nível desportivo, vamos estender a Super Test para o final de cada dia de competição. Por outro lado, conseguimos que, juntamente com a Federação de Motociclismo de Portugal, tornar a participação para os pilotos nacionais ainda mais aliciante.” explicou o director desportivo do Alegro Enduro de Castelo Branco, Hélder Esteves.

O objectivo da Escuderia passa por transformar Castelo Branco numa verdadeira cidade do enduro durante três dias. Em particular, o Centro Comercial Alegro que volta a ser um parceiro ímpar e a garantir todas as condições para a operacionalização da prova.

A verdadeira acção do Alegro Enduro de Castelo Branco começa na sexta-feira, dia 4 de Maio. Depois das verificações técnicas, que começam às 13 horas, as equipas têm quatro horas para testar e ultimar os pormenores de preparação da prova que começa com o Super Test às 21 horas, seguido de um espectáculo de fogo de artifício. Ao longo da competição haverá, ainda, inúmeros momentos de animação.

No sábado e no domingo, os concorrentes disputam os Cross Test, Enduro Test e Extreme Test. Fazem-no por três vezes em cada dia e terminam com a repetição do Super Test. No sábado, a partida está marcada para as 10 horas e a cerimónia de entrega de prémios será às 18 horas. No domingo, o formato é o mesmo, mas começa tudo uma hora mais cedo.

À semelhança do que aconteceu em 2017, o Extreme Test realiza-se na Quinta da Pipa, o Cross Test será no Bairro Valongo, junto ao estádio, e o Enduro Test terá como palco o Parque Industrial junto ao Centro Comercial Alegro.

A Escuderia Castelo Branco pretende que o Alegro Enduro de Castelo Branco volte a ser uma grande festa e, para isso, vai promover um espectáculo musical na noite de sábado para domingo.

A Federação de Motociclismo de Portugal vai aproveitar a ronda mundialista de enduro em Portugal para realizar um estágio de nível elevado com vista à participação na edição de 2018 dos 6 Dias que este ano se realizam em Viña del Mar, no Chile.

O facto de o Alegro Enduro de Castelo Branco receber os melhores pilotos da especialidade é um factor de competitividade que a entidade federativa valoriza e, por isso, já selecionou dez pilotos que vão estar em competição para fazer a sua preparação para a prova que se realizará em Novembro.

PUB

PUB

PUB

PUB