Manuel Cargaleiro recebe título de “Magister Civitatis Amalfie”

No âmbito da XVII edição do “Capodanno Bizantino”, que decorreu entre 31 de agosto e 1 de setembro na Costa Amalfitana, em Itália, Manuel Cargaleiro recebeu o título de "Magister Civitatis Amalfie"! 

  • País
  • Publicado: 2017-09-05 09:15
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No âmbito da XVII edição do “Capodanno Bizantino”, que decorreu entre 31 de agosto e 1 de setembro na Costa Amalfitana, em Itália, Manuel Cargaleiro recebeu o título de "Magister Civitatis Amalfie"!

Esta condecoração é atribuída em cada edição do evento a uma das mais importantes personalidades do território, após decisão da Comissão do “Premio Atrani - Magister Civitatis Amalfie”!

Reconhecendo a importância do singular trabalho desenvolvido pelo Mestre Cargaleiro nas diversas cidades daquele território na província de Salerno, foi unânime a decisão de distinguir Manuel Cargaleiro como cidadão honorário da Costa de Amalfi. O acontecimento decorreu na passada sexta-feira, em cerimónia solene na monumental igreja de "San Salvatore de Birecto", na cidade de Atrani, com trajes antigos, na presença do Arcebispo  da Arquidiocese de Amalfi - Cava de Tirreni - Monsenhor Orazio Soricelli. Após a cerimónia seguiu-se a procissão histórica, que culminou na escadaria monumental da Catedral de Amalfi, que prestigiou Manuel Cargaleiro.

Manuel Cargaleiro possui uma ligação muito forte com Itália, num percurso que recua até 1957, ano em que recebe uma bolsa do governo italiano, por intermédio do "Instituto de Alta Cultura", que lhe permite visitar e estudar a arte da cerâmica em Faença, Roma e Florença. A sua ligação com a Costa Amalfitana inicia-se em 1999, com a atribuição do primeiro prémio do concurso internacional “Viaggio attraverso la Ceramica”, em Vietri sul Mare. Em 2004 foi inaugurado o "Museo Artistico Industriale di Ceramica Manuel Cargaleiro", que no ano de 2015 se instala em Ravello, como "Fondazione Museo Manuel Cargaleiro". De salientar o mais recente trabalho do Mestre Cargaleiro, neste território italiano, com a execução de logótipo para a candidatura de Ravello e da Costa de Amalfi, em Itália, a “Capital da Cultura 2020”.

PUB

PUB

PUB

PUB