Sertã: Município apoia diversas iniciativas de alimentação saudável

No presente ano letivo, o Município da Sertã volta a apoiar o Regime de Fruta Escolar, programa que promove a distribuição de fruta e legumes (tomate e cenoura) junto da população escolar mais jovem, duas vezes por semana

  • Região
  • Publicado: 2018-10-15 19:49
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No presente ano letivo, o Município da Sertã volta a apoiar o Regime de Fruta Escolar, programa que promove a distribuição de fruta e legumes (tomate e cenoura) junto da população escolar mais jovem, duas vezes por semana. Nos anos anteriores, o programa era aplicado apenas aos alunos do primeiro ciclo, tendo agora sido estendido às crianças da educação pré-escolar e durante um maior número de semanas, sendo os custos suportados pelo Município.

Assim, estão abrangidos por este regime 404 alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e 122 crianças da Educação Pré-Escolar. Deste modo, às terças e quintas-feiras, o lanche das crianças e alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã será mais completo, pois dele fará parte pelo menos uma peça de fruta (laranja, maçã, uvas, ameixas, entre outras variedades) ou legume (tomate ou cenoura). O objetivo é que este tipo de lanche seja visto como natural e essencial pelos mais jovens, mas também pelos seus pais e restantes familiares.

O apoio deste tipo de programa reflecte a preocupação constante do Município da Sertã com a saúde e bem-estar das crianças e a convicção de que o consumo de fruta e legumes é essencial para todos. Fornecendo nutrientes essenciais ao corpo, contribui positivamente para o crescimento e desenvolvimento infantis e a prevenção de doenças como a Diabetes e a Obesidade, entre outras. Por outro lado, está provado que o baixo consumo destes alimentos essenciais tem efeitos negativos para a saúde: provoca alterações nos níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e diminui as defesas do organismo.

O Regime de Fruta Escolar não se esgota na distribuição de peças de fruta e legumes, passando também pela realização de atividades variadas, de caráter lúdico-pedagógico, desenvolvidas por cada educador/professor, integradas no programa educativo, com o intuito de sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância de seguir uma alimentação responsável e promotora da saúde e bem-estar geral. Para além do Regime de Fruta Escolar, o Município da Sertã associa-se a outras iniciativas do mesmo género, como é o caso do projecto Heróis da Fruta e ações desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial da Alimentação.

O Projeto Heróis da Fruta – lanche escolar saudável tem como ponto essencial incentivar o consumo diário de lanches escolares equilibrados, estando este ano associado ao desafio de melhorar os hábitos de saúde oral junto dos alunos e encarregados de educação.

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, estão a ser desenvolvidas diversas atividades por uma Nutricionista, desde o dia 8 e até ao dia 17 de outubro. Integradas nas atividades do Projeto Bússola, projeto de intervenção e prevenção desenvolvido em parceria pelo Município e pelo Agrupamento de Escolas da Sertã, englobam as crianças da educação pré-escolar e do 1.ºCEB daquele agrupamento.

PUB

PUB

PUB

PUB