Castelo Branco: 6ª Edição do Curso de Formação autárquicas do PS

A Federação Distrital de Castelo Branco do Partido Socialista e o Gabinete de Estudos do PS, promoveram no passado sábado dia 17 uma jornada dedicada à formação autárquica para autarcas eleitos pelo PS.

  • Região
  • Publicado: 2018-03-20 07:06
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Federação Distrital de Castelo Branco do Partido Socialista e o Gabinete de Estudos do PS, promoveram no passado sábado dia 17 uma jornada dedicada à formação autárquica para autarcas eleitos pelo PS.

A Sessão de Abertura contou com a presença do Diretor do Gabinete de Estudos João Tiago Silveira e da Deputada e Presidente da Federação Distrital, Hortense Martins.

Este programa visa reforçar e atualizar competências e conhecimentos dos nossos eleitos locais, quer sejam militantes ou simpatizantes. Como se sabe, as mudanças legislativas e regulamentares são uma constante pelo que se considera importante a constante atualização de conhecimentos, com especial interesse para os autarcas recentemente eleitos.

Hortense Martins, Presidente da Federação Distrital, deu as boas vindas e encerrou os trabalhos recordando “as ultimas vitorias autárquicas, em que o PS saiu claramente reforçado e se afirmou como o maior partido do Poder local autárquico do Distrito. Isso traz uma grande satisfação, orgulha os nossos militantes e é uma demonstração da mais valia das nossas propostas assim como das pessoas que lideram e integram as nossas listas. Motivo pelo qual nos responsabiliza ainda mais para enfrentar os desafios que se nos apresentam, num mundo cada vez mais complexo”.

Também a nível nacional o PS saiu claramente reforçado, aumentando muito consideravelmente o número de autarquias.  O Director do Gabinete de Estudos João Tiago Silveira presente na sessão de abertura, referiu “o grande interesse despertado por esta iniciativa que já vai na sexta edição. Castelo Branco, seguiu-se às edições de Lisboa (com duas sessões), Setúbal, Aveiro e Santarém O Partido Socialista é o maior partido do poder local e pretende continuar a reforçar-se, pelo que estas ações têm sido bem acolhidas a nível nacional.” Enunciou ainda outras ações que o Gabinete de Estudos pretende desenvolver chamando a atenção para o trabalho de compilação que o site construído já fornece.

Esta formação teve como âmbito geográfico o Distrito de Castelo Branco, e suscitou bastante interesse, com muitas inscrições e que resultou ainda numa excelente representatividade, praticamente de todos os concelhos, que encheram a sala da junta de freguesia de Castelo Branco.

Esta edição realizada no Distrito, contou com conjunto de Oradores de excelência. No período da manhã foram dinamizados 3 módulos, cujos temas foram: O Estatuto dos Eleitos Locais; As Autarquias Locais na Constituição Portuguesa; As Finanças Locais. Os dois primeiros módulos foram dados por. Bruno Maia e o último por Fernando Rocha Andrade e tiveram como objetivo elucidar os presentes quanto, aos direitos e deveres dos eleitos, a organização do poder local na Constituição da República Portuguesa e a autonomia e sustentabilidade financeira das autarquias. 

Durante a tarde, as temáticas abordadas foram as seguintes:Competências e Atribuições das Câmaras Municipais; Competências e Atribuições das Juntas de Freguesia. Os oradores convidados foram Nuno Marques Pereira e Jorge Neves, que tiveram como objetivo, aumentar o conhecimento dos presentes no que respeita à matéria que regula o quadro legal da atividade das Autarquias Locais.

Recorde-se que o Congresso Distrital se irá realizar em Proença a Nova no próximo sábado dia 24.

 

PUB

PUB

PUB

PUB