Castelo Branco: Autarquia diz que números sobre ajustes diretos contrariam oposição

O presidente da Câmara de Castelo Branco congratulou-se com os números do procedimento de contratação pública, que demonstram que o município não recorreu mais ao ajuste direto do que outras autarquias, contrariando as criticas da oposição.

  • Região
  • Publicado: 2018-01-20 18:17
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente da Câmara de Castelo Branco congratulou-se com os números do procedimento de contratação pública, que demonstram que o município não recorreu mais ao ajuste direto do que outras autarquias, contrariando as criticas da oposição.

"Os números vêm desmentir as críticas que nos últimos quatro anos têm sido feitas nesta questão dos ajustes diretos, o que demonstra que muitas vezes se fala de questões, esquecendo a verdadeira situação e gestão feitas na causa pública", afirmou Luís Correia.

O autarca, que falava durante a sessão pública do executivo, reagiu às acusações que têm sido feitas, nomeadamente por parte do PSD, de a Câmara recorrer sistematicamente ao ajuste direto.

"São muito positivos os números que saíram [Anuário Financeiro dos Municípios]. Mostrou-se que a câmara, contrariamente ao que foi afirmado, não utiliza mais este procedimento do que outros municípios. Pelo contrário, mostrou-se que gerimos muito bem esta questão", frisou.

O vereador do PSD Carlos Almeida confrontou o autarca com os números da atividade turística do concelho e disse que as oportunidades estão a passar ao lado de Castelo Branco.

"O crescimento da atividade turística na região Centro foi muito bom. Em Castelo Branco, tivemos 08% e nas dormidas apenas 05%. Isto significa que as oportunidades estão a passar ao lado e outros estão a aproveitar. Como interpreta estes dados e que explicações tem para dar? Estes dados não o preocupam?", questionou.

Luís Correia explicou ao vereador da oposição que Castelo Branco não tem a tradição do turismo que outros concelhos vizinhos têm e adiantou que ao longo de muitos anos nem sequer esteve integrado em nenhuma região de turismo.

"Não foi esse, infelizmente, o caminho [turismo]. Por isso, até é normal que os dados sejam assim. Contudo, já iniciámos um trabalho de profundidade que não é imediato, mas que já tem muita coisa concretizada", disse.

O autarca sublinhou que o executivo assumiu uma estratégia para o turismo e lembrou que havia a necessidade de fazer um conjunto de infraestruturas que já estão ao serviço do setor.

"Este é o mandato da aposta na promoção do turismo. Também o dissemos", sublinhou.

Carlos Almeida confrontou ainda o presidente do executivo socialista sobre a questão dos incêndios do verão de 2017 e, nomeadamente, sobre o facto de haver municípios que se queixam de discriminação em relação aos apoios governamentais.

E, neste âmbito, perguntou ao autarca que tipo de iniciativas tomou junto do Governo no intuito de acautelar os interesses das pessoas.

Luís Correia explicou que a câmara está a concretizar tudo o que é necessário para chegar ao verão e evitar os sustos de 2017: "Estamos a trabalhar afincadamente nessa matéria".

PUB

PUB

PUB

PUB